TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Liliane Soares de-
dc.creator.IDCPF:70370567072por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592948395261222por
dc.contributor.advisor1Saviani, Nereide-
dc.contributor.advisor1IDCPF:37785664820por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1203911603561619por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:10Z-
dc.date.available2008-03-13-
dc.date.issued2007-12-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Liliane Soares de. Educação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SP. 2007. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/111-
dc.description.resumoO presente estudo tem como preocupação central discutir o modo como professores de Educação Física e professores regentes de classe se manifestam acerca da identidade deste componente curricular na etapa inicial do Ensino Fundamental. Partindo da noção de que a identidade de um componente curricular encontra-se permeada de impressões oriundas do olhar dos sujeitos que a determinam, objetivou-se transpor um caminho investigativo que possibilitasse questionar tal objeto em seu contexto de expansão, institucionalização e legitimação. Para atingir tal intuito, alçou-se mão do referencial teórico específico da área que contempla as discussões em torno da Educação Física, sobretudo fundamentadas nas contribuições de Valter Bracht, com base no entendimento deste componente curricular como um processo de construção histórica. Recorrendo à metodologia de análise documental e análise de conteúdos, discutidos à luz de estudiosos que se apóiam na pedagogia histórico-crítica, procurou-se estabelecer relações entre os discursos a fim de elaborar o diagnóstico da posição ocupada pela Educação Física no currículo. Obteve-se, através de entrevistas semi-abertas, resultados nos quais se observou que a construção da identidade se faz em meio a tensões e conflitos revelados no cerne do desenvolvimento das atividades escolares e que, por sua vez, apontam o caráter hierarquizado e subalterno que o componente ocupa no currículo do nível de ensino pesquisado, nas escolas selecionadas. A pesquisa vincula-se ao Projeto Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob coordenação da Profa. Dra. Nereide Saviani.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecteducação físicapor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectcomponente curricularpor
dc.subjectidentidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação física na etapa inicial do ensino fundamental : o olhar dos professores especialistas e regente de classes de escolas municipais de Cubatão/SPpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliane Oliveira.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.