TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFebronio, Maria da Paixão Gois-
dc.creator.IDCPF:60959541500por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1224852170376417por
dc.contributor.advisor1Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro-
dc.contributor.advisor1IDCPF:47595426804por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600560690195448por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:31Z-
dc.date.available2010-05-19-
dc.date.issued2010-02-23-
dc.identifier.citationFEBRONIO, Maria da Paixão Gois. Formação inicial de professores de educação infantil : que formação é essa?. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/170-
dc.description.resumoEste estudo teve por finalidade analisar a formação de professores da Educação Infantil. A pesquisa orientou-se pela questão: Qual a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de docentes para a Educação Infantil na percepção de alunas dos sétimos e oitavos períodos dos anos de 2008 e 2009? . Teve por objetivos: compreender a concepção que os professores, ainda em fase de formação (último ano do Curso de Pedagogia), têm sobre sua formação; identificar em suas percepções o quanto se sentem preparados para o exercício profissional. A dissertação foi desenvolvida por metodologia qualitativa, utilizando-se três contextos de coletas de dados: Unidade Municipal Infantil Leonor Mendes de Barros, Universidade Católica de Santos, ambas na cidade de Santos (SP) e na Universidade Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS), esta, na modalidade Mestrado Sanduíche. Os dados coletados foram analisados com aproximação da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise dos dados demonstrou que: a formação de professores de Educação Infantil ainda se redefine nos Cursos de Pedagogia, pelo fato de essa, por lei, ser uma medida consideravelmente nova; há preocupação por parte das universidades de anualmente rever suas propostas curriculares, incluindo disciplinas e estágios voltados para o conhecimento da infância e sua aprendizagem. Pode-se afirmar, mediante dados coletados, que a contribuição do Curso de Pedagogia para a formação de professores da Educação Infantil é parcial e restrita, em razão dos seguintes fatores: propostas tímidas em relação ao currículo, estágios pouco planejados, o que dificulta a articulação da teoria com a prática, e a indefinição da identidade do curso.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurso de pedagogiapor
dc.subjectformação de professorespor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectteoria e práticapor
dc.subjectestágio.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação inicial de professores de educação infantil : que formação é essa?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Febronio.pdf4.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.