Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Fernanda Nunes | - |
dc.creator.ID | CPF:26010447801 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5384845293838848 | por |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Maria Angélica Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:04729790863 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1539707598644879 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:44Z | - |
dc.date.available | 2012-09-21 | - |
dc.date.issued | 2012-08-02 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Fernanda Nunes. Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental. 2012. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/206 | - |
dc.description.resumo | Fundamentada na abordagem curricular crítica, a pesquisa se propõe a analisar o currículo observado (PACHECO, 2005) por alunos de uma escola municipal localizada em Cubatão/SP, referente à etapa da escolarização compreendida entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental, com vistas a reunir elementos que possam contribuir para a sua ou a sua melhor - multiculturalização crítica. De natureza exploratória, esta investigação sustenta-se, fundamentalmente, em pressupostos teóricos de Candau (2001; 2002a; 2002b; 2007), Canen (2007), McLaren (1997; 2000), Moreira (2001a; 2001b; 2001c; 2002) e Pacheco (1996; 2005) a respeito de currículo e multiculturalismo, bem como em análise de documentos oficiais e estudo empírico. Tal estudo contou com questionário composto por questões fechadas e abertas, o qual deu voz a 50 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da escola mencionada. A análise dos dados recorreu à categoria analítica identidade, a partir da incorporação do conceito de hibridização identitária (CANEN e CANEN, 2005). As respostas dos alunos indicam que a discriminação, em diversos graus e matizes, integra o currículo vivenciado (PACHECO, 2005) de modo quase que naturalizado. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | multiculturalismo | por |
dc.subject | currículo escolar | por |
dc.subject | ensino fundamental | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Multiculturalismo e currículo escolar : desafios e possibilidades no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernanda nunes.pdf | 823.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.