Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Geraldo Rodrigues da | - |
dc.creator.ID | CPF:06571824353 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7331071107702797 | por |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro | - |
dc.contributor.advisor1ID | CPF:47595426804 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3600560690195448 | por |
dc.contributor.referee1 | Mendes, Marcel | - |
dc.contributor.referee1ID | CPF:04683684853 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6182477842336805 | por |
dc.contributor.referee2 | Gilberto, Irene Jeanete Lemos | - |
dc.contributor.referee2ID | CPF:07090765849 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4561982821271774 | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T21:22:47Z | - |
dc.date.available | 2012-10-18 | - |
dc.date.issued | 2012-09-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Geraldo Rodrigues da. Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas. 2012. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unisantos.br/handle/tede/212 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como temática a formação de professores que atuam na educação superior, em cursos de Administração e Ciências Contábeis. Diversos autores como Tardif (2002) e, no rol de brasileiros, Pimenta e Almeida (2011), Franco (2005; 2009), Cunha (2010), Pimenta e Anastasiou (2002), Anastasiou (2003), dentre outros, compreendem que a qualidade do ensino nas universidades passa pela necessária formação pedagógica, o que por sua vez não é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96), no artigo que regulamenta o exercício do magistério superior . Verifica-se a omissão da formação pedagógica como requisito legal para a qualidade do ensino na educação superior, diferentemente do que ocorre nos outros níveis de ensino. Essa ausência de formação pedagógica por parte dos professores perpetua-se, via de regra, nas universidades e instituições de ensino superior brasileiras, que não possuem políticas de formação continuada para aperfeiçoamento das práticas docentes. A pesquisa, partindo dessa realidade, buscou compreender como se constituem bons docentes nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Para tanto, investigou professores de uma das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, identificados pelos alunos concluintes dos cursos como bons professores . A partir de questionários e aproximação com estes docentes, buscou-se compreender que práticas e ferramentas estes professores desenvolvem na sala de aula, e que saberes utilizam nos processos de ensino. Para tanto, foi elaborado um questionário para alunos concludentes dos cursos, através do qual eles identificaram bons professores, justificando a escolha. Os professores escolhidos responderam também a um questionário, no qual relatavam sua formação profissional e pedagógica, assim como as praticas e ferramentas que valorizam em sala de aula. A partir de tais respostas, o pesquisador buscou identificar a conexão entre os saberes acadêmicos adquiridos e as práticas, tendo como referencial as contribuições teóricas de pesquisadores da educação. Verificou-se que a experiência satisfatória no campo profissional nem sempre é suficiente para tornar as aulas mais significativas, e mostrou-se como dado relevante à articulação que os docentes realizam entre os saberes técnicos e empíricos, os modelos por eles vividos ao longo de sua escolarização, para em sala de aula corresponder às expectativas de seus alunos. Além disso, evidenciou-se a valorização, por parte dos professores, de uma formação pedagógica continuada, que em sua compreensão fomentaria uma melhora na prática docente. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | por |
dc.publisher.department | Educação e Formação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | Católica de Santos | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | professores universitários | por |
dc.subject | saberes docentes | por |
dc.subject | prática docente | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Professor universitário dos cursos de administração e ciências contábeis : saberes e práticas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
geraldo.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.