TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
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dc.creatorSampaio, Ádila Roberta Rocha-
dc.creator.ID052.322.224-65eng
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082093458387907eng
dc.contributor.advisor1Barros, Claudia Renata dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7178135183672177eng
dc.contributor.advisor-co1Bousquat, Aylene Emilia Moares-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3986790532175292eng
dc.contributor.referee1Marquese , Elaine Cristina-
dc.contributor.referee2Alencar, Gizelton Pereira-
dc.contributor.referee3Barros, Claudia Renata dos Santos-
dc.date.accessioned2017-10-03T18:27:24Z-
dc.date.issued2015-06-25-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ádila Roberta Rocha. Fortalecendo a prática de aleitamento materno em sala de parto de maternidade pública municipal amiga da criança de João Pessoa-PB: um estudo de intervenção. 2015. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/4081-
dc.description.resumoA Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) constitui-se de metas, denominadas de ¿Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno¿. Apesar das evidências em relação aos benefícios da IHAC sobre a melhoria dos índices de aleitamento materno, ainda há poucos hospitais certificados. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade de ações educativas propostas pela IHAC para o aumento da prevalência de recém-nascidos colocados em contato pele a pele com as suas mães na primeira hora de vida. Para tal, realizou-se uma pesquisa-ação, com abordagem quantitativa, em uma maternidade pública municipal de João Pessoa. Foram realizadas ações educativas com profissionais de saúde, seguidas de avaliação pré e pós-intervenção. A efetividade da ação educativa foi avaliada por meio de entrevistas face a face com 211 mulheres, que compreenderam dois grupos independentes para avaliação no pré e pós-intervenção. As variáveis foram descritas por meio de média, desvio padrão, frequência e proporções. Os testes de hipóteses utilizados foram o qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher para diferenças entre proporções e teste ¿t¿ de Student pareado para diferenças entre médias. Os grupos de puérperas pré e pós-intervenção foram semelhantes, permitindo a comparação do desfecho estudado. Apenas 10 puérperas (9,3%) do grupo 1 e 12 (11,5%) do grupo 2 realizaram o 4º da IHAC. A única variável que mostrou associação (p<0,01) com o desfecho analisado, em ambos os grupos, foi o tipo de parto. Participaram da intervenção educativa 77 profissionais (menos de 35% do público-alvo). Houve diferença entre percentual médio de respostas adequadas desses profissionais no pré e pós-testes (p<0,01). As oficinas mostraram-se eficientes no que se refere à aquisição de conhecimento teórico pelos participantes. No entanto, a apreensão desses conceitos em relação ao 4º passo da IHAC não resultou em modificação da práxis.eng
dc.description.abstractThe Baby Friendly Hospital Initiative (BFHI) has goals, called ¿Ten Steps to Successful Breastfeeding¿. Despite evidence of the benefits of the BFHI on improving breastfeeding rates, there are few certified hospitals. The aim of this study was to verify the effectiveness of educational activities proposed by the BFHI for the increased prevalence of newborns placed skin-to-skin with their mothers in the first hour of life. To this end, survey was conducted using a quantitative methodology in municipal public maternity João Pessoa. Educational activities with health professionals followed for pre- and post-intervention were carried out. The effectiveness of educational activity was assessed using face to face interview with 211 women, who comprised two independent groups for evaluation pre and post intervention. The variables were described by mean, standard deviation, frequency and proportions. Hypothesis tests used were the chi-square test and Fisher's exact for differences between proportions and ¿t¿ test of Student paired for differences between means Groups of mothers pre and post intervention were similar, allowing the comparison of the studied outcome. Only 10 mothers (9.3%) in group 1 and 12 (11.5%) in group 2 underwent the fourth step of the BFHI. The only variable that was associated (p <0.01) with the outcome analyzed in both groups was the type of delivery. Participated in the educational intervention 77 workers (less than 35% of the audience). There was a difference between mean percentage of adequate responses of these professionals in the pre- and post-test (p <0.01). The workshops proved to be efficient as regards the acquisition of theoretical knowledge by participants. However, seizure of these concepts in the BFHI's fourth step did not result in modification of praxis.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Católica de Santoseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúdeeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsCatólica de Santoseng
dc.publisher.programMestrado em Saúde Coletivaeng
dc.relation.referencesSAMPAIO, Ádila Roberta Rocha. Fortalecendo a prática de aleitamento materno em sala de parto de maternidade pública municipal amiga da criança de João Pessoa-PB: um estudo de intervenção. 2015. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.eng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectaleitamento materno; saúde materno-infantil; educação continuadapor
dc.subjectbreast feeding; maternal and child health; education continuingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAeng
dc.titleFortalecendo a prática de aleitamento materno em sala de parto de maternidade pública municipal amiga da criança de João Pessoa-PB : um estudo de intervençãoeng
dc.typeDissertaçãoeng
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