TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Lays Antonnyêta Luna-
dc.creator.ID050.794.685-56pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1197443460070978pt_BR
dc.contributor.advisor1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7099315868609771pt_BR
dc.contributor.referee1Abdalla, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.referee2Saul, Alexandre-
dc.contributor.referee3Rosito, Margaréte May Berkenbrock-
dc.contributor.referee4Gomes, Marineide de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-17T20:27:48Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-09-17T20:27:48Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Lays Antonnyêta Luna. Percepções de professoras da educação infantil sobre a literatura de cordel: desafios e possibilidades para as práticas pedagógicas. 2021. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/7041-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo compreender as percepções de professoras da Educação Infantil a respeito da Literatura de Cordel, seus desafios e possibilidades para as práticas pedagógicas em salas de aula. Parte, neste sentido, da seguinte questão-problema: quais as percepções das professoras de Educação Infantil sobre a Literatura de Cordel, seus desafios e possibilidades para as práticas pedagógicas em sala de aula? Toma como pressuposto que as práticas pedagógicas podem ser mais significativas para a aprendizagem de seus alunos se puderem desenvolver este gênero no âmbito da Literatura Infantil. Fundamenta-se em concepções freireanas, e em referenciais teóricos que tratam da formação docente, em especial, para a Educação Infantil. Também, recorre-se aos referenciais específicos que tratam da Literatura Infantil e da Literatura de Cordel; assim como são analisados documentos legais que orientam questões em torno da educação brasileira e da formação docente, inicial e continuada, principalmente, daquela voltada para as crianças pequenas. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas narrativas com docentes de Educação Infantil, que lecionam em diferentes escolas (três públicas e uma privada). Desenvolve-se a técnica de análise de conteúdo, que contribui para configurar os dados obtidos em três dimensões de análise: formação docente, experiência profissional e rotina escolar. A formação docente apresenta reflexões a respeito da formação inicial e continuada que as professoras experienciaram em suas trajetórias formativas, evidenciando que a formação inicial apresenta fragilidades, em especial, na área da Literatura Infantil, e que não trata da Literatura de Cordel. Além disso, destaca-se que a formação continuada precisa ser melhor incentivada pelos sistemas de ensino e pelas diferentes escolas, a fim de que se possam valorizar estratégias de aprendizagem profissional voltadas para a Educação Infantil. A experiência profissional traz questões a respeito de como as professoras de Educação Infantil desenvolvem a leitura literária em sala de aula, enfrentando desafios, mas também visualizando possibilidades para suas práticas de sala de aula com o Cordel. E a rotina escolar trata das escolhas das professoras a respeito dos gêneros literários em sala de aula, da organização do trabalho docente e das estratégias didáticas. Como resultados principais, destacam-se: 1º a formação inicial nas licenciaturas é fragmentada e o curso de Pedagogia contempla, de modo precário, a Literatura Infantil, e sequer trata da temática do Cordel; 2º a formação continuada também pouco contribui com as necessidades formativas das professoras, pois são oferecidos poucos cursos a respeito de Literatura Infantil, e quase nenhum contato com a Literatura de Cordel; 3º há muitos desafios a serem enfrentados, tais como: a falta de conhecimento sobre esse tema, falta de acervo nas escolas sobre o Cordel e falta de formação sobre as estratégias didáticas a serem desenvolvidas; 4º há, entretanto, muitas possibilidades pedagógicas e didáticas, no sentido de promover o desenvolvimento da linguagem oral e escrita (reescrita de memória, leitura de ajuste e entre outros) e vivenciar aprendizagens mais significativas. Com esta pesquisa, espera-se contribuir com os estudos relacionados à formação de professores e às suas práticas pedagógicas, de modo a contemplar uma educação mais problematizadora, que aponte para uma dimensão estética e ética, ao considerar as manifestações culturais, e, sobretudo, a autonomia das crianças da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study was to understand the perceptions of Early Childhood Education teachers regarding ¿Cordel¿ Literature, its challenges, and possibilities for pedagogical practices in classrooms. In this regard, it begins with the following problem question: What are the perceptions of Early Childhood Education teachers about ¿Cordel Literature¿, its challenges and possibilities for pedagogical practices in the classroom? It begins from the assumption that pedagogical practices can be more significant for their students¿ learning if they can develop this genre within the scope of Children¿s Literature. It is based on Freirean conceptions and on theoretical references that address teacher training, especially for Early Childhood Education. Also used are specific references that deal with Children¿s Literature and Cordel Literature, and an analysis is made of legal documents that guide issues concerning Brazilian education and teacher education, both initial and continuing, especially focused on young children. The research uses a qualitative approach, through narrative interviews with teachers of Early Childhood Education, who teach in different schools (three public and one private). The content analysis technique is used, which helps to configure the data obtained in three dimensions of analysis: teacher training, professional experience, and school routine. Teacher training presents reflections on the initial and continuing education that teachers had in their schooling, showing that initial education presents weaknesses, especially in the Children¿s Literature area, and that it does not address Cordel Literature. In addition, it is emphasized that continuing education needs to be more encouraged by the education systems and by the different schools, so that professional learning strategies aimed at Early Childhood Education can be valued. Professional experience brings questions about how Early Childhood Education teachers develop literary reading in the classroom, facing challenges, but also visualizing possibilities for their classroom practices with ¿Cordel¿. School routine deals with teachers¿ choices regarding literary genres in the classroom, the organization of teaching work and teaching strategies. Among the main results, these stand out: 1st, initial training in undergraduate courses is fragmented, and the Education course includes Children¿s Literature only precariously, and does not even deal with the ¿Cordel¿ subject; 2nd, continuing education also contributes little to the teachers¿ training needs, as there are few courses on Children's Literature, and almost no contact with ¿Cordel¿ Literature; 3rd, there are many challenges to be faced, such as: The lack of knowledge on this topic, the lack of collections about ¿Cordel¿ in schools, and the lack of training on the didactic strategies to be developed; 4th, there are, however, many educational and didactic possibilities, in the sense of promoting the development of oral and written language (memory rewriting, adjustment reading, among others) and experiencing more meaningful learning. This study is expected to contribute to research related to the training of teachers and their pedagogical practices to consider a more problematic education, which points to an aesthetic and ethical dimension when considering cultural manifestations, and, above all, the autonomy of children in Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Educação e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsCatólica de Santospt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopt_BR
dc.relation.referencesSANTOS, Lays Antonnyêta Luna. Percepções de professoras da educação infantil sobre a literatura de cordel: desafios e possibilidades para as práticas pedagógicas. 2021. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectliteratura de cordel; formação docente; educação infantil; práticas pedagógicas em sala de aulapt_BR
dc.subjectcordel literature; teacher training; early childhood education; pedagogical practices in the classroompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePercepções de professoras da educação infantil sobre a literatura de cordel: desafios e possibilidades para as práticas pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativePerceptions of early childhood education teachers regarding ""Cordel"" literature: challenges and possibilities for pedagogical practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lays A. Luna Santos.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.