TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas
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Type: Dissertação
Title: Educação infantil : da teoria à prática, um caminho de possibilidades na promoção do desenvolvimento de bebês
Other Titles: Early childhood education: from theory to practice, a path of possibilities in promoting the development of babies
Author(s): Ramires, Kátia Aparecida Guimarães
First Advisor: Benincasa, Miria
First member of the board: Avoglia , Hilda Rosa Capelão
Second member of the board: Aguillera, Fernanda
Abstract: É imprescindível que os profissionais que atuem em berçários e trabalhem com bebês compreendam as suas necessidades para que possam contribuir com o seu desenvolvimento. O objetivo desta pesquisa é investigar a relação entre sustentação teórica e repertório prático de profissionais que atuam com bebês de 4 a 18 meses de idade (educadores de desenvolvimento infantil e professores) dos berçários das Unidades Municipais de Educação de Santos; levantar as demandas relativas à formação continuada e propor estratégias de superação das necessidades teóricas e práticas levantadas. Os dados foram coletados através de questionário de múltipla escolha, e as informações foram expressas em termos numéricos, tratadas e entendidas através do uso de estatística. Trata-se de um estudo transversal porque os dados foram coletados e analisados em um período de tempo determinado. Foram convidados a participar da pesquisa 200 profissionais, mas apenas 58 responderam ao questionário. As análises apontaram certa incoerência entre o conhecimento teórico e a prática profissional. Os dados sociodemográficos e sobre o tempo de trabalho não foram significativos para efeito da análise. Os resultados mostraram a necessidade de maior articulação entre teoria e prática. A pesquisa também revelou fragilidades em relação à compreensão do papel do professor sobre o cuidar e educar nos momentos de interações e nas atividades aplicadas aos bebês. O produto técnico desenvolvido como resultado destas análises pretende desenvolver ações de formação continuada com conteúdos teóricos e práticos, e promover a reflexão e a discussão dos temas abordados, tendo claro que as teorias do desenvolvimento não devem ser usadas para rotular as crianças.
Abstract: It is essential that professionals who work in nurseries and work with babies understand their needs so that they can contribute to their development. The objective of this research is to investigate the relationship between theoretical support and practical repertoire of professionals who work with babies aged 4 to 18 months (child development educators and teachers) in nurseries at the Municipal Education Units of Santos; raise demands regarding continued training and propose strategies to overcome the theoretical and practical needs raised. Data were collected through a multiple-choice questionnaire, and the information was expressed in numerical terms, treated and understood through the use of statistics. This is a cross-sectional study because the data were collected and analyzed over a determined period of time. Two hundred professionals were invited to participate in the research, but only 58 responded to the questionnaire. The analyzes showed a certain inconsistency between theoretical knowledge and professional practice. Sociodemographic and working time data were not significant for the purposes of the analysis. The results showed the need for greater articulation between theory and practice. The research also revealed weaknesses in relation to the understanding of the teacher's role in caring and educating in moments of interactions and activities applied to babies. The technical product developed as a result of these analyzes aims to develop continuing training actions with theoretical and practical content, and to promote reflection and discussion of the topics covered, making it clear that development theories should not be used to label children.
Keywords: bebês; linguagem corporal; desenvolvimento; cuidar e educar; formação continuada
babies; body language; development; caring and educating; continuing training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Program: Mestrado em Psicologia
Citation: RAMIRES, Kátia Aparecida Guimarães. Educação infantil : da teoria à prática, um caminho de possibilidades na promoção do desenvolvimento de bebês. 2023. 99 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas, 2023
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/8012
Issue Date: 20-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

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