TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/171
Tipo: Dissertação
Título: Colégio Canadá : memória dos professores na voz dos alunos (1934-1962)
Autor(es): Meirelles, André Luiz
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Apparecida Franco
Resumo: A proposta de reconstituir a história de uma instituição escolar por meio de testemunhos de seus alunos se apresenta como uma abordagem diferenciada, porque, ao resgatar a memória dos mestres que se destacaram em uma determinada escola, os caminhos percorridos e a construção de suas carreiras e as suas práticas pedagógicas, pode-se conhecer e entender a história dessa escola e identificar como suas vivências influenciaram na construção da imagem de prestígio da instituição. A dissertação estuda o Canadá , uma das mais tradicionais escolas públicas da cidade de Santos. O objeto privilegiado da pesquisa são os professores que trabalharam nessa instituição no período de sua criação, em 1934, até a grande ampliação do seu prédio, em 1962, quando ocorre o aumento do atendimento da clientela escolar. A análise terá presente a cultura e as práticas escolares.
Palavras-chave: colégio Canadá
educação em Santos
vida de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MEIRELLES, André Luiz. Colégio Canadá : memória dos professores na voz dos alunos (1934-1962). 2009. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/171
Data do documento: 23-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andre Luiz Meirelles.pdf5.33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.