TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/223
Type: Dissertação
Title: EDUCAÇÃO E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NA PERIFERIA DA REGIÃO PORTUÁRIA DE SANTOS
Author(s): Dias, Raquel dos Reis Silva
First Advisor: Pereira, Maria Apparecida Franco
Abstract: O ponto central dessa pesquisa é investigar como a depressão infanto-juvenil interfere no cotidiano escolar, agregando dificuldades de aprendizagem no desempenho do aluno e, ao mesmo tempo, busca fazer sugestões de ordem pedagógica, aos pais e professores, quanto à importância do reconhecimento dos traços depressivos e do tratamento pelos especialistas. Nessa pesquisa são analisados diferentes discursos sobre depressão infanto-juvenil, dentre eles o discurso médico-científico, o discurso da imprensa e, particularmente, o discurso dos professores, seus significados e os principais aspectos socioculturais relevantes que, também, possam explicar o fenômeno da depressão infanto-juvenil. Os sujeitos desta pesquisa são crianças e adolescentes (10 a 16 anos) com diagnóstico de depressão e suas famílias, todos moradores da periferia da região portuária de Santos. A pesquisa divide-se em duas etapas: a primeira consiste numa análise bibliográfica para identificar a depressão infanto-juvenil; e a segunda, a pesquisa de campo norteada pela prática etnográfica, com entrevistas e aplicação de questionários realizados no ambiente escolar e no ambiente da família e observação clínica realizada na pró-paróquia São Tiago Apóstolo. Durante esse período, foram identificadas nove crianças e adolescentes com diagnóstico de depressão infantojuvenil, sendo seis do sexo masculino e três do sexo feminino. A análise minuciosa dos conceitos e das categorias expressas nos discursos dos entrevistados permitiu elaborar explicações em que se ressaltam aspectos que orientam o pensamento e a prática desses diferentes atores (pais e professores)quando se referem à depressão infanto-juvenil.
Keywords: depressão infanto-juvenil
reconhecimento da depressão
problemas de aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : BR
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Educação e Formação
Program: Mestrado em Educação
Citation: DIAS, Raquel dos Reis Silva. EDUCAÇÃO E DEPRESSÃO INFANTO-JUVENIL: UMA ABORDAGEM NA PERIFERIA DA REGIÃO PORTUÁRIA DE SANTOS. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/223
Issue Date: 14-Dec-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquel dos reis silva dias.pdf4.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.