TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : Um monumento para a educação: Escola do Povo, São Vicente/SP, 1893-1913
Autor(es): Braga, Gilson
Primer Consejero: Kuhlmann Júnior, Moysés
Primer miembro de la junta: Kuhlmann Júnior, Moysés
Segundo miembro de la junta: Pereira, Maria Apparecida Franco
Tercer miembro de la junta: Miki, Persida da Silva Ribeiro
Resumen: Esta pesquisa investiga um período da História da Educação Brasileira a partir da implantação da Escola do Povo, criada no município de São Vicente, em 1893, e da sua transição para o Primeiro Grupo Escolar da cidade, em 1913. Os objetivos são apresentar os agentes que participaram desse processo e identificar as ações desenvolvidas na construção e transformação desse espaço escolar. Criada por iniciativa de um grupo de cidadãos vicentinos, em sua maioria da Loja Maçônica Fraternidade de Santos, a escola foi instalada em um armazém de secos e molhados, sendo transferida, em 1898, para um novo edifício, construído conforme características que poderiam ser classificadas como de uma Arquitetura Escolar Republicana. Em 1913, a escola passou a ser administrada pelo Governo do Estado e denominada como ¿Primeiro Grupo Escolar de São Vicente¿, chamada de ¿Grupão¿ por moradores da cidade. O procedimento metodológico adotado qualifica o edifício escolar, suas características e analisa as relações sociais, articulando o cenário republicano às especificidades dos grupos atuantes no município. Indicam-se ainda, aspectos da proposta educacional ali implantada. A pesquisa desenvolveu-se em documentos escritos e iconográficos, encontrados em arquivos existentes no município de São Vicente-SP, na região da Baixada Santista, em matérias publicadas na imprensa e documentos particulares, em conjunto com o estudo de referências bibliográficas sobre arquitetura escolar e a historiografia da educação. Analisar a escola e seu edifício numa perspectiva histórica como monumento e documento, e uma personagem que testemunhou acontecimentos, exige que se olhe com atenção para algo que é mais que um prédio ou uma instituição, porque será sempre portador de significados e um foco aglutinador de relações humanas. Quem construiu? Porque construiu? Qual significado de uma Escola para o município? E ainda, porque e de que forma foram realizados os acréscimos construídos? Essas indagações pautaram a investigação sobre quais foram os agentes, como se desenvolveram as propostas dos ¿novos¿ espaços construídos, quais as suas intenções, os desdobramentos e as consequências disso.
Abstract : This research investigates a period in the History of Brazilian Education from the implantation of the School of the People, created in the municipality of São Vicente, in 1893, and its transition to the First School Group of the city in 1913. The objectives are to present the agents who participated in this process and identify the actions developed in the construction and transformation of this school space. Created on the initiative of a group of Vincentian citizens, mostly from the Masonic Lodge of the Brotherhood of Santos, the school was installed in a dry and wet warehouse and was transferred in 1898 to a new building, built according to characteristics that could be classified as of a Republican School Architecture. In 1913, the school was administered by the State Government and denominated as ""First School Group of São Vicente"", called ""Grupão"" by residents of the city. The methodological procedure adopted qualifies the school building, its characteristics and analyzes the social relations, articulating the republican scenario to the specifics of the groups acting in the municipality. It also indicates aspects of the educational proposal implemented there. The research was developed in written and iconographic documents, found in archives existing in the municipality of São Vicente-SP, in the region of Baixada Santista, in articles published in the press and private documents, together with the study of bibliographic references on school architecture and the historiography of education. Analyzing the school and its building in a historical perspective as a monument and document, and a person who has witnessed events, demands that one look closely at something that is more than a building or an institution, because it will always be bearer of meanings and an agglutinating focus of human relations. Who built it? Why did you build it? What is the meaning of a School for the municipality? Also, why and how were the additions made? These inquiries guided the investigation into what the agents were, how the proposals for the ""new"" constructed spaces were developed, what their intentions were, the ramifications, and the consequences.
Palabras clave : escola do povo; grupo escolar de São Vicente; historiografia da educação na república e arquitetura escolar
school of the people; school group of São Vicente; historiography of education in the republic and school architecture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : BRAGA, Gilson. Um monumento para a educação: Escola do Povo, São Vicente/SP, 1893-1913. 2018. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/5301
Fecha de publicación : 20-feb-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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