TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Saúde Coletiva
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Tipo: Tese
Título : Prevalência de sintomas respiratórios em trabalhadores das áreas de pátio/pista do aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro no Município de Guarulhos
Autor(es): Lucena, Rogério Rocha
Primer Consejero: Martins, Lourdes Conceição
Primer miembro de la junta: Martins, Lourdes Conceição
Segundo miembro de la junta: Braga, Alfésio Luis Ferreira
Tercer miembro de la junta: Silva, Mauricio Marques Pinto da
Cuarto miembro de la junta : Pamplona, Ysabely de Aguiar Pontes
Quinto miembro de la junta: Matos, Janara de Camargo
Resumen: Introdução: A organização mundial da saúde (OMS) tem frequentemente alertado as nações sobre os elevados níveis de poluentes despejados na atmosfera e seus efeitos na saúde da população. Estudos demonstram que entre os trabalhadores aeroviários observa-se maior prevalência de sintomas respiratórios e cardiovasculares, porém no Brasil estudos recentes nesse tema são escassos. Objetivo: Avaliar a relação entre exposição a poluição ambiental emitida pelas aeronaves e equipamentos de solo do aeroporto internacional Governador André Franco Montoro do município de Guarulhos nas áreas de pátio/pista e sintomas de asma nos trabalhadores. Metodologia: Estudo transversal, realizado através da utilização de dois questionários auto aplicados, sendo um de dados sociobiodemográficos; e o questionário já validado que classifica o indivíduo em asmático ou não asmático: European Community Respiratory Health Survey (ECRHS). O tamanho amostral foi calculado baseado na prevalência de problemas respiratórios na população de 20%, um nível de significância de 5%, um poder de 80% e um delta de 5%, acrescentando-se 10% devidos a possíveis perdas, chegou-se em um tamanho amostral de 322 participantes que foram selecionados aleatoriamente pelo número de sua matrícula. Os participantes responderam ao questionário via e-mail pelo google forms. Foi realizada a análise descritiva e os testes de qui-quadrado e/ou exato de Fisher para as variáveis categóricas, e o teste de comparação entre duas porcentagens. Para as variáveis quantitativas foi utilizado o teste U de Mann-whitney pois as variáveis não apresentaram aderência a curva normal (teste de Kolmogorov-smirnov) e homocedasticidade (teste de Levene). Foi utilizado o modelo de regressão logística. O nível de significância foi de 5%. Resultados: Observou-se prevalência de etnia branca (n=188) 58,6 %, não fumantes (n=291) 90,7%, ensino médio/técnico (n=192) 59,8% e faixa salarial de 3 a 5 salários-mínimos (n=123) 38,3%. Predomínio de técnicos em manutenção de aeronaves com mais de 20 anos de profissão (n=156) 48,7% e com tempo de trabalho noturno (n=144) 44,8%. A idade média dos participantes grupo pátio/pista 47,8 + 10,7 anos e outras áreas 48,8 + 8,4 anos (p=0,429). O grupo pátio/pista apresentou maior percentual de não praticantes de atividade física 58,7% em relação a outros grupos 43% (p<0,012). Quando comparado os dois grupos nas respostas positivas do questionário ECRHS, foi observado maior prevalência para o grupo pátio/pista e diferença significativa em todas as questões. A maioria dos participantes referiu ter algum item alergênico em sua residência. A prevalência de sintomas sugestivos para Asma no grupo pátio/pista (n=40) 16,9% e em outras Áreas (n=11) 12,9% (p<0,001). A chance de ter asma (OR 3,00 ¿ IC 1,26 -7,12 p<0,013) triplica estando na área de pátio/pista em relação as outras áreas do Aeroporto quando analisado no modelo de regressão. Conclusão: Os trabalhadores aeroviários do pátio/pista têm 3 vezes mais chance de ter asma quando comparado com os trabalhadores de outros locais do aeroporto.
Abstract : Introduction: The World Health Organization (WHO) has often warned nations about the levels of pollutant levels discharged into the atmosphere. Some studies have shown that air traffic workers have a higher prevalence of respiratory and cardiovascular symptoms. However, there are not recent studies on this topic in Brazil. Purpose: We aim to evaluate the relationship between exposure to environmental proliferation emitted by aircraft and ground equipment from the international airport Governador André Franco Montoro in Guarulhos / runway areas and asthma symptoms among workers. Methods: This is a cross-sectional study which two self-reported questionnaires were used, one to collect sociobiodemographic data and the European Community Respiratory Health Survey (ECRHS) validated in Portuguese to verify the asthma symptoms. A probabilistic sample with 322 participants, selected randomly, answered the survey by email through Google Forms. The sample size was calculated based on the prevalence of respiratory problems in the population of 20%, a significance level of 5%, power of 80% and delta of 5%. We made a descriptive analysis and used chi-square and / or Fisher's exact tests for categorical variables and the comparison test between two percentages. Also parametric comparisons tests (t test, analysis of variance) or nonparametric tests (Mann-Whitney U and Kruskal-wallis), depending if a sample had the normal curve (Kolmogorov-smirnov test) and homoscedasticity (Levene test). The logistic regression model was used. The level of significance was 5%. Results: It was verified that 58,6% of the workers were white (n=188), 90,7% were nonsmokers (n=291), 59,8% were skilled workers or completed high school (n=192) and 38,3% earned 3 to 5 minimum wages (n=123). Also, 48,7% of the aircraft maintenance technicians have worked more than 20 years (n=156) and 44,8% in night shift (n=144). The average age of ground workers group was 47,8 +10,7 years and other areas 48,8 + 8,4 years (p=0,429). 58,7% of the ground workers group were more sedentarian comparing to the other group 43,0% (p<0,012). When the two groups were compared in the positive responses of the ECRHS survey, it was observed a higher prevalence in the ground workers group. Most of the participants reported having an allergenic item at home. Besides, 16,9% of this group (n=40) were considered suggestive for asthma and 12,9% (n=11) for the other group. The logistic regression showed that the ground workers group have three times more of having asthma (OR 3.0 - CI1.26 ¿ 7.12 p<0,013) than the other group. Conclusion: It was concluded that chances of having asthma among the airport ground/runway workers increase three times if comparing to the other groups.
Palabras clave : poluição; aeroporto; doenças respiratórias
pollution; airport; respiratory symptoms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Doutorado em Saúde Coletiva
Citación : LUCENA, Rogério Rocha. Prevalência de sintomas respiratórios em trabalhadores das áreas de pátio/pista do aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro no Município de Guarulhos. 2020. 90 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, 2020
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/6941
Fecha de publicación : 24-feb-2021
Aparece en las colecciones: Doutorado em Saúde Coletiva

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