TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Doutorado em Educação
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Tipo: Tese
Título: Memórias de expressão oral de professoras sobre a educação de jovens e adultos de Santos na década de 1990
Autor(es): Monteiro, Thalita Di Bella Costa
Primeiro Orientador: Barreira, Luiz Carlos
Primeiro membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Segundo membro da banca: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Terceiro membro da banca: Nery, Ana Clara Bortoleto
Quarto membro da banca : Evangelista , Marcela Boni
Quinto membro da banca: Carvalho, João do Prado Ferraz de
Resumo: A experiência entendida como parte da formação de homens e mulheres é a inspiração para trazer nesta tese a experiência e a compreensão do fazer docente a partir de memórias de expressão oral de professores sobre a educação de adultos da cidade de Santos na década de 1990. A perspectiva de democratização da pesquisa histórica, a partir dos anos de 1980, que investiga o que sujeitos alijados do poder ou de centros decisórios têm a dizer a respeito da própria experiência, possibilita conhecer o trabalho e as impressões de professores da modalidade da educação de adultos, inventariá-las e analisá-las a partir da noção de tática como movimento que supera possíveis amarras da estratégia das forças dominantes. O acesso às memórias de expressão oral das práticas se dá pela utilização dos fundamentos da história oral, tendo como ponto de partida para a escolha dos sujeitos o resultado de um concurso público específico para selecionar professores para o trabalho com alunos da educação de adultos de Santos, realizado em 1991. Os movimentos da pesquisa apresentam a contextualização do espaço e do tempo em que o concurso foi realizado, com auxílio de diplomas legislativos, e a forma de expressar oralmente as práticas por meio de entrevistas que se apresentam transcriadas, fundamentadas nas prerrogativas da história oral estudada pelo Núcleo de Estudos da História Oral da Universidade de São Paulo, que organizam as experiências docentes expressadas de modo a contribuir com incipiente campo da história de educação de jovens e adultos brasileira de acordo com o que percebiam como demanda de seus estudantes e de seus colegas professores, coordenadores e da administração pública. Das possibilidades analíticas, entendem-se estas práticas expressadas oralmente no exercício de memória como um exemplo do modo de fazer adequado à realidade cotidiana da sala de aula daqueles professores e o sentimento de necessidade de satisfazer um trabalho social por meio da educação de jovens e adultos.
Abstract: The experience understood as part of the graduation of men and women is the inspiration to bring in this thesis the experiment and the understanding of teaching practice, based on memories of the oral expression from teachers about adult education in the city of Santos, Brazil, during the 1990s. The perspective of the democratization of historic research with oral history , from the 1980s onwards, which investigates what subjects excluded from power or decision-making centers have to say about their own experience, makes it possible for the work and impressions of teachers of the modality of education to be known, to inventory and analyze them based on the notion of tactics as a movement that overcomes possible constraint of dominant forces strategy. Access to memories of oral expression of practices is given by using the fundamentals of oral history, which consists mainly in interviews, transcriptions, textualizations, and transcreations, having as its starting point to choose the subjects who reported their experiences as the outcome of a specific public contest to select teachers who would work with adult students in Santos, held in 1991. The recent movements present the contextualization of the space and time in which the contest was held, with the aid of legislative diplomas were given, and the way to orally express the practices through interviews that are transcribed, using contributions from the literature as a contribution for the development of the plots. The notion of transcreation is based on the prerogatives of oral history studied by the Center for the Study of Oral History from the University of São Paulo, and organized the teaching experiences expressed in order to contribute to the incipient field of history of Brazilian adult education.. From analytical possibilities, there practices expressed orally in the exercise of memory are understood as an example of the way of being adequate to the daily reality of the classroom, and the feeling of need to satisfy a social work through the education of adult people.
Palavras-chave: memórias de expressão oral; história oral; Experiência. educação de jovens e adultos; história da educação
memories of oral expression; oral history; experience; education for adult people; history on education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Doutorado em Educação
Citação: MONTEIRO, Thalita Di Bella Costa. Memórias de expressão oral de professoras sobre a educação de jovens e adultos de Santos na década de 1990. 2021. 124 f. Tese (doutorado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2021
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/7384
Data do documento: 26-Ago-2021
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