TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1061
Tipo: Dissertação
Título: A influência política e o poder nas práticas político-pedagógicas dos diretores da escola de ensino fundamental e médio Francisco de Assis de Souza no Município de São Rafael/RN
Autor(es): Gonçalves Neto, Francisco Pelonha
Primeiro Orientador: Barreira, Luiz Carlos
Primeiro membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Segundo membro da banca: Pereira, Maria Apparecida Franco
Terceiro membro da banca: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumo: Pretende-se, nesta pesquisa, compreender os mecanismos políticos nas relações de poder dos diretores da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio, Francisco de Assis de Souza no Município de São Rafael, Rio Grande do Norte, em suas práticas políticopedagógicas em dois momentos distintos. No primeiro, refletiremos as práticas dos diretores abrangendo os anos de 1980 a 2010 e no segundo, minha experiência vivida nesta escola quando estive diretor durante os nos anos de 1998 a 2005. No intuito de compreendermos estas relações de poder em que estavam envolvidos os diretores, refletiremos a resistência política dos professores, suas culturas e a cultura política da escola, a partir dos conceitos de culturas: política, escolar e do professor em Escolano e Forquim, repensando a cultura em sua evolução em Raymond Willians, pensando a história em sua dinâmica nas análises documentais, com a compreensão de documento as luzes de E. P. Thompson e Maria do Pilar de Araújo Vieira e outros, evidenciando a relevante contribuição de Walter Benjamim a partir da noção de fragmento como ""o clarão que ilumina o todo"", com a compreensão da história de aberta como experiência vivida, dando-nos a possibilidade de fazermos a história, não de forma pronta e acabada, mas, uma história que continua mesmo com suas contradições ou comprovações. Assim, pretendemos compreender o poder nas práticas políticopedagógicas dos diretores e professores a partir dos conceitos de poder em Michael Foucault ""A Microfisica do Poder"" e em Bourdieau, a noção de ""campo"" no ""Poder Simbólico"" e, para compreendermos, as resistências e rejeições, analisaremos as apropriações de ""táticas e estratégias"" em Michael de Certeau em ""A Invenção do Cotidiano"".
Abstract: En esta investigación considerase comprender los mecanismos políticos en las relaciones de poder de los directores de la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental y Media Francisco de Assis de Souza en el municipio de São Rafael/Rio Grande do Norte en sus prácticas político-pedagógicas en dos distintos momentos. En el primer, reflejemos las prácticas de los directores abarcando el periodo de 1998 hasta 2005. Con el objetivo de comprender estas relaciones de poder en que estaban involucrados los directores, reflexionaremos la resistencia política de los profesores, sus culturas y la cultura política de la escuela, a partir de los conceptos de culturas: política, escolar y de lo profesor en Escolano y Forquim, repensando la cultura en su evolución en Raymond Willians, pensando la historia en su dinámica en las análisis documentales con la comprensión de documentos refiriendo a E.P. Thompson y Maria do Pilar de Araújo Vieira y otros. Evidenciando la relevante contribución de Walter Benjamin a partir de la noción de fragmentos como ""el claridad que ilumina el todo"", con la comprensión de la historia de abierta como experiencia vivida dándonos la posibilidad de hacer la historia. No de manera pronta y de su forma final, pero una historia que continua mismo con sus contradicciones o comprobaciones. Del mismo modo, comprender el poder en las practicas políticopedagógicas de los directores y profesores a partir de los conceptos de poder en Michael Foucault ""La Microfísica del Poder"" y en Bourdieau, la noción de ""campo"" en ""Poder Simbólico"" y para comprender las resistencias y recusaciones analizaremos las apropiaciones de ""tácticas y estrategias"" en Michael de Certeau en ""La invención de lo Cotidiano"".
Palavras-chave: poder do diretor; práticas político-pedagógicas; administração escolar; autoritarismo; relações de poder
poder del director; prácticas político-pedagógicas; administración escolar; autoritarismo; relaciones de poder
CNPq: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: GONÇALVES NETO, Francisco Pelonha. A influência política e o poder nas práticas político-pedagógicas dos diretores da escola de ensino fundamental e médio Francisco de Assis de Souza no Município de São Rafael/RN. 2013. 279 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1061
Data do documento: 30-Set-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO PELONHA G. NETO.pdfDissertação_Mestrado em Educação6.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.