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https://tede.unisantos.br/handle/tede/110
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história |
Autor(es): | Rial, Adriana Cristina Pires |
Primeiro Orientador: | Saviani, Nereide |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem tem se revelado um dos grandes problemas do desenvolvimento do processo pedagógico nos diversos níveis e modalidades de ensino, exigindo reflexões sobre a importância de se discutir a valorização de práticas avaliativas diversificadas, que acompanhem o aluno em seus progressos e dificuldades e forneçam indicadores para o aprimoramento do trabalho pedagógico, na perspectiva de inclusão e emancipação. Na Educação de Jovens e Adultos EJA, tal discussão assume relevância quando se constata que boa parte dos alunos, com escolaridade interrompida quando crianças ou adolescentes, ressente-se de ter sido alvo de avaliações autoritárias e excludentes. Com tais preocupações, o objetivo deste trabalho é analisar processos de avaliação desenvolvidos em classes de EJA, especificamente no ensino de História, em nível médio conforme descrição e comentários de participantes de tais processos buscando-se identificar práticas correntes de verificação da aprendizagem, procedimentos e instrumentos considerados eficazes, critérios de apreciação dos resultados, eventuais medidas relacionadas à sua divulgação, à discussão com os alunos e ao redirecionamento do trabalho pedagógico. A metodologia da pesquisa compreende análise de depoimentos de sujeitos que atuam em escolas públicas, remetendo-se ao exame de prescrições oficiais e de documentos produzidos no âmbito de unidades escolares selecionadas. Foram entrevistados coordenadores, professores e alunos de EJA de duas instituições públicas do Município de Cubatão / SP: uma de formação técnico-profissional (Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET), outra de formação geral (uma Escola Estadual de Ensino Médio). A discussão é feita à luz de produção teórica sobre concepção crítica de avaliação (Ana Maria Saul; Cipriano Luckesi; entre outros), sobre as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (Álvaro Vieira Pinto; Maria Clara Di Pierro, entre outros) e subsídios sobre currículo (Jose Gimeno Sacristán; Nereide Saviani, entre outros). Este trabalho que integra o Projeto de Pesquisa Currículo e Avaliação em Instituições Educacionais da Baixada Santista, sob a coordenação da orientadora, Profa. Dra. Nereide Saviani é financiado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, através do Projeto Bolsa Mestrado. |
Palavras-chave: | avaliação da aprendizagem EJA Ensino de história ensino médio |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | RIAL, Adriana Cristina Pires. Avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos : práticas correntes no ensino médio em história. 2007. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/110 |
Data do documento: | 20-Dez-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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