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https://tede.unisantos.br/handle/tede/115| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza |
| Autor(es): | Paula, Mônica Marques de |
| Primeiro Orientador: | Mazzilli, Sueli |
| Resumo: | As lacunas oriundas dos cursos de formação inicial de professores, a necessidade da atualização permanente desses profissionais e a tendência crescente da busca espontânea dos professores por essa capacitação e atualização evidenciaram a necessidade premente de investimentos na área para que as demandas colocadas pelos sistemas públicos de educação fossem atendidas, tendo em vista também superar as críticas à falta de qualidade do ensino. Iniciou-se então, na história recente da educação, um novo movimento: a disseminação de cursos de formação continuada de caráter particular ou institucional, presenciais ou à distância, promovidos por vários níveis de poder. Entre eles encontra-se o Programa de Formação Continuada Teia do Saber, patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, que compreende diversos tipos de atividades com vistas à formação dos profissionais da rede. Ao participar como cursista do Programa Teia do Saber , percebi várias leituras dos professores em relação ao curso, o que me instigou a querer conhecer melhor sua percepção sobre a relevância para a prática pedagógica e seu desenvolvimento pessoal e profissional do curso de formação continuada Extensão Cultural: Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia oferecido pela Secretaria de Estado da Educação SP na cidade de Santos. Esta percepção é o objeto de estudo desta pesquisa, cujo objetivo é conhecer como os professores vêm o curso e sua repercussão no fazer docente. A partir de uma abordagem qualitativa, cujo pressuposto é o do protagonismo docente, são analisadas, à luz do conceito de dominação cultural de Paulo Freire, a documentação sobre o Programa e as avaliações de professores-cursistas, baseadas nos depoimentos tomados através de relatos individuais ao final do curso e nas avaliações finais colhidas pelas entidades promotoras. A pesquisa é um estudo de caso etnográfico e fundamenta-se em análise sobre o contexto da inovação em educação no Brasil, valendo-se do uso de depoimentos escritos como representação da realidade e possível ação geradora de transformação. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade da participação nesta investigação se constituir em processo formativo para os professores, quando examinam os fazeres, submetendo-os a reflexão ao elaborar o depoimento, e para a necessidade do professor ser reconhecido enquanto sujeito dos cursos de formação continuada oferecidos, além da possível contribuição para o aperfeiçoamento destes cursos. |
| Palavras-chave: | formação continuada de professores programa teia do saber protagonismo docente. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Católica de Santos |
| Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
| Departamento: | Educação e Formação |
| Programa: | Mestrado em Educação |
| Citação: | PAULA, Mônica Marques de. Programa teia do saber : um olhar de professores das ciências da natureza. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/115 |
| Data do documento: | 1-Jul-2007 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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