Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/117
Tipo: | Dissertação |
Título : | Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio |
Autor(es): | Ammirabile, Roselayne Duarte |
Primer Consejero: | Gilberto, Irene Jeanete Lemos |
Resumen: | A pesquisa tem como tema práticas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no período de 2004 a 2007. Busca investigar as percepções dos docentes que participaram do Programa, centrando o foco da pesquisa na visão dos professores pesquisados em relação às propostas de leitura no Programa Ensino Médio em Rede. Como referencial teórico foram utilizados conceitos de Mizukami sobre o professor como principal mediador entre os conhecimentos socialmente construídos e os alunos, além dos estudos de Libâneo que aborda as questões do profissionalismo e da profissionalização como fatores determinantes sobre a atuação docente e de Nóvoa que discute as novas tendências de formação docente. Os dados coletados também foram interpretados à luz dos fundamentos teóricos de Silva sobre a concepção do ensino de leitura, de Demo que aborda a questão da prática social da leitura, de Orlandi que trata da formação do leitor nas diferentes concepções de leitura e de Manguel que, em seus estudos, associa o hábito de ler às concepções humanas. A pesquisa analisou dados obtidos com aplicação de questionários e de entrevistas semi-estruturadas. Os pesquisados são professores que participaram do Programa Ensino Médio em Rede de escolas integrantes da Diretoria Regional de Ensino de Santos. Os resultados obtidos revelaram dados sobre o cotidiano dos participantes em relação às práticas de leitura, as expectativas quanto à valorização profissional, o empenho e a preocupação no resgate do prazer de ler e de incentivar a leitura dentro da realidade educacional no presente, além de trazer outras questões relevantes para o assunto em pauta. |
Palabras clave : | formação continuada práticas de leitura Programa Ensino Médio em Rede. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | AMMIRABILE, Roselayne Duarte. Ensino médio em rede : propostas de leitura na percepção de professores do ensino médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/117 |
Fecha de publicación : | 4-dic-2007 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roselayne Duarte Ammirabile.pdf | 662.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.