TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : Educadoras de creche : limites e possibilidades de sua profissionalização
Autor(es): Giordano, Patrícia Sanches
Primer Consejero: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Resumen: Essa pesquisa buscou analisar a situação das creches mantidas pela prefeitura Municipal de São Vicente-SP com vistas a compreender as necessárias transformações do papel social das educadoras que atuam nesse espaço educativo. A partir de um diagnóstico da situação de creches conveniadas e da análise de dados de observação, de entrevistas e das novas configurações legais postas pela LDB 9394/96, o trabalho analisa os descompassos que têm ocorrido entre leis e realidade, bem como, o papel dos gestores públicos nessa transição das creches para a área da Educação. Como referencial teórico utilizou-se, especialmente, dos estudos da Dra. Júlia Formosinho e da Dra. Marineide de Oliveira Gomes, que analisaram criticamente os novos papéis e configurações da educação infantil na transição entre os paradigmas de cuidar e educar. Os dados do trabalho indicam que, passados dez anos da promulgação da LDB, o referido município não conseguiu ainda atender às exigências mínimas de formação dos profissionais que trabalham nesse espaço educativo e nem conseguiu superar a concepção de oferecer apenas cuidados e guarda à criança, não oferecendo a estas, condições mínimas de uma adequada educação. Administrativamente, a referida prefeitura não conseguiu organizar-se institucionalmente, mantendo ainda sistema de convênios que transfere para associações de bairros parte da responsabilidade social com a educação de crianças, que deve ser, por direito e por lei, obrigação do poder público. Os dados do trabalho parecem indicar que com a mudança legal para o novo fundo o FUNDEB, que passou vigorar oficialmente em 20 de julho de 2007, e a conseqüente inclusão da Educação Infantil no financiamento de verbas para esta faixa de atendimento, estas parcerias por certo serão revistas, pois, passa a ser interessante para o município, em termos de captação de recursos, também ofertar vagas, oficialmente, na Educação Infantil.
Palabras clave : educação infantil
creches conveniadas
políticas públicas
formação de docentes.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : GIORDANO, Patrícia Sanches. Educadoras de creche : limites e possibilidades de sua profissionalização. 2007. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/118
Fecha de publicación : 6-nov-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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