Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/119| Tipo: | Dissertação |
| Título : | Aprendizagem por projetos : possibilidades na escola pública |
| Autor(es): | Moraes, Lizete |
| Primer Consejero: | Pereira, Maria Apparecida Franco |
| Resumen: | A presente pesquisa tem por objeto a análise dos Trabalhos com Projetos selecionados em quatro escolas da rede pública Municipal e Estadual do Ensino Fundamental e Médio do município de São Vicente (SP) no ano de 2006. O objetivo é verificar sua relevância em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento de habilidades e competências entre os alunos, uma vez que a proposta é recorrente em seus processos educativos. Utiliza-se a análise dos documentos que expressam as Propostas Pedagógicas e os Planos dos Projetos, a pesquisa de campo como meio de observação dos processos e entrevistas com professores e alunos envolvidos nos trabalhos. Observam-se, os procedimentos empregados, as orientações, as ações realizadas por alunos e professores e a avaliação dos resultados em relação à aprendizagem. Embora recorrentes, os Trabalhos com Projetos nas escolas provocam interpretações variadas entre seus agentes, pois muitos os consideram inovação, que não oferece condições para o ensino de conteúdos ordenados por seqüência programada, demonstrando, dessa forma, desconhecimento dos fundamentos do método e de seus recursos no processo educacional. Entretanto, esses trabalhos, mesmo enfrentando dificuldades devido à pouca formação dos professores e a algumas exigências do sistema educacional, apresentam aspectos positivos em relação à busca de práticas que permitam alcançar as metas propostas e, embora a abrangência em relação à aprendizagem não seja total, a proposta consegue envolver grande número de alunos em processos de aprendizagem significativa. |
| Palabras clave : | trabalho com projetos aprendizagem educação. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editorial : | Universidade Católica de Santos |
| Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
| Departamento: | Educação e Formação |
| Programa: | Mestrado em Educação |
| Citación : | MORAES, Lizete. Aprendizagem por projetos : possibilidades na escola pública. 2008. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008. |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/119 |
| Fecha de publicación : | 16-feb-2008 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Lizete Moraes.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

