TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1201
Tipo: Dissertação
Título : Atratividade da carreira docente: um estudo com pedagogas iniciantes.
Autor(es): Fassina, Roseneide
Primer Consejero: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primer miembro de la junta: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo miembro de la junta: Baptista, Simone Rodrigues
Tercer miembro de la junta: Pereira, Maria Apparecida Franco
Resumen: Este trabalho teve como base a questão da escolha da profissão docente, a sua atratividade e como ela é percebida pelos professores iniciantes de educação infantil. O problema de pesquisa volta-se ao estudo das razões pelas quais os jovens escolhem ser professores. Objetiva-se compreender as escolhas de profissão dos professores iniciantes e também entender qual a percepção que eles possuem do trabalho pedagógico que desempenham. A identificação das concepções de docência e pedagogia é outro dos objetivos que este trabalho se propôs. Foi usada uma metodologia de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, onde se aplicaram questionários para melhor entender as opções e concepções dos professores iniciantes. Dentre os autores consultados para a fundamentação teórica salientam-se os nomes de Contreras, Tardiff, Charlot, Selma Pimenta, Paulo Freire, Gatti, Libâneo entre outros que abordam as temáticas escolhidas na elaboração desta dissertação e que permitiram concluir que a profissão docente mantém alguma da sua atratividade, embora também sejam destacados os aspectos menos atrativos da mesma. As escolhas feitas pelos professores iniciantes que colaboraram no estudo estão, na sua maioria, relacionadas com os sonhos e anseios de criança e com o gosto de ensinar. Foi ainda possível verificar que os conceitos de Pedagogia e Docência se confundem, de acordo com as explicações dadas pelos entrevistados. Embora a profissão já não seja vista os mesmos olhos, o gosto de ensinar e partilhar conhecimentos e informação, ajudar na construção da personalidade das crianças ainda se mantém intacta.
Abstract : This paper was based on the question related to the choice of the teaching profession, its attractiveness and how it is perceived amongst beginning teachers of children education. The research question takes us on the reasons why young people choose to teach. The objective is to understand the profession choices of beginning teachers and also understand the perception they have of the pedagogical work they perform. The identification of conceptions of teaching and pedagogy is another of the objectives that this study aims. A bibliographic and field research methodology was used, in which questionnaires were administered to better understand the options and conceptions of beginning teachers. Among the authors consulted for theoretical reasons can be underline the names of Contreras , Tardiff , Charlot , Selma Pimenta, Paulo Freire , Gatti , Libâneo among others that address the chosen themes of this dissertation and allowed to concluded that the teaching profession maintains some of its attractiveness, although they also highlighted the less attractive aspects of it. The choices made by beginning teachers who collaborated in the study are mostly related to the dreams and aspirations when they were children and the love for teaching. It was still possible to verify that the concepts of Pedagogy and Teaching are mingle, according to the explanations given by the respondents. Although the profession no longer seen with the same perspective, the love to teach and share knowledge and information, help in building the personality of children still remains intact .
Palabras clave : atratividade; pedagogia; docência; profissionalidade
attractiveness; pedagogy; teaching; professionalism
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : FASSINA, Roseneide. Atratividade da carreira docente: um estudo com pedagogas iniciantes. 2013. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2013.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/1201
Fecha de publicación : 18-dic-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Roseneide Fassina.pdfDissertação_Mestrado em Educação524.83 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.