TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : O movimento brasileiro de alfabetização no cenário santista da educação de jovens e adultos -1970-1984
Autor(es): Monteiro, Thalita Di Bella Costa
Primer Consejero: Barreira, Luiz Carlos
Primer miembro de la junta: Barreira , Luiz Carlos
Segundo miembro de la junta: Carvalho , Marta Maria Chagas de
Tercer miembro de la junta: Monfredini, Ivanise
Resumen: O Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL, programa voltado para a educação de jovens e adultos adotado pelo governo do regime de exceção que comandou o País entre 1964 a 1985, foi uma tentativa de acabar com o analfabetismo disseminado entre a população brasileira. Sua estrutura privilegiou a atuação municipal e objeto desta pesquisa é a maneira como se deu o movimento na cidade de Santos, localizada a 80km da Capital paulista, principal escoadouro da produção agroindustrial do País por meio do porto e, durante a implementação do movimento, vítima do cerceamento da escolha dos dirigentes municipais por ter sido caracterizada como Área de Segurança Nacional, a partir de 1969. A instauração do MOBRAL em Santos, aparentemente, funcionaria de modo ""automático"" devido à estreita ligação do interventor com a cúpula do governo federal. No entanto, documentos da Secretaria Municipal de Educação mostram certa resistência em implementá-lo, além de ter sido relegado até a mudança do dirigente municipal e todo o secretariado, em 1974. Entendendo-se que a investigação histórica depende daqueles elementos para produzir um material que, sob a análise da ciência, terá resultados únicos (VEYNE, 1983; GINZBURG, 1989; CHARTIER, 1991; CERTEAU, 2002; LE GOFF, 2003), a presente pesquisa se atém ao MOBRAL na cidade de Santos, de 1970 a 1984, buscando com as pesquisas em fontes primárias - em diplomas legislativos e documentos oficiais - e em entrevista o modo como se deu a instalação do movimento na cidade que tem destaque relevante no desenvolvimento do País por ser a principal porta de entrada e de saída pelo mar das riquezas produzidas.
Abstract : The Brazilian Literacy Movement (MOBRAL), the exception´s government program for adult and young adult education, who commanded the country between 1964 and 1985, was an initiative to solve the illiteracy of the Brazilian population. The program´s structure privileged local performance and the object of this research is to find out how the movement had been installed in Santos, which is far 80km from the principal city and is the most important gateway to export agriculture and industrial products. Because of the National Security Area, during the movement install the population of the city was prohibited to choose own major, in 1969. The settlement of MOBRAL in Santos, apparently, would work automatically because of close relationship between the man who was chosen by military government to lead the city and the president. However, Education Municipal Department documents presents resistance to implement the initiative, beyond it had been denied until the new major and all the secretaries enjoin the city in 1974. Understanding the historical investigation depends on all elements to produce material that under science analysis will have singular results (VEYNE, 1983; GINZBURG, 1989; CHARTIER, 1991; CERTEAU, 2002; LE GOFF, 2003) the present research focus about MOBRAL in Santos city between 1970 and 1984 and was made with law-making documents and officials documents and interviews about how was the initiative´s implement in the city which is relevant to country´s development and is the most important gateway to the produced wealth through the sea.
Palabras clave : movimento brasileiro de alfabetização; educação de adultos; alfabetização funcional
brazilian literacy movement; adults education; functional literacy
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : MONTEIRO, Thalita Di Bella Costa. O movimento brasileiro de alfabetização no cenário santista da educação de jovens e adultos -1970-1984. 2014. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/1221
Fecha de publicación : 26-feb-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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