TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/134
Tipo: Dissertação
Título : Escola e comunidade : a construção conjunta de valores
Autor(es): Moreira, Carmen Silvia
Primer Consejero: Silva, Sonia Aparecida Ignacio
Resumen: A presente dissertação apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo examinar o processo de construção conjunta de valores, tomando-se por base uma Escola Estadual localizada no Morro do São Bento, periferia da cidade de Santos e a comunidade em que a escola está inserida. Buscou-se investigar, do ponto de vista da escola, as relações valorativas estabelecidas através de distintas maneiras e em vários momentos do processo educativo, envolvendo o corpo docente e administrativo, além dos alunos e membro da comunidade local. Pretendeu-se verificar em que medida escola e comunidade vêm interagindo, desde a fase de implantação da escola, até o presente, no que concerne à consideração e transmissão de valores. Essa problemática de investigação surgiu devido ao momento em que vivemos, com um processo educativo beirando o colapso, profissionais em crise e educandos sem perspectiva futura alguma, apesar de inseridos numa sociedade que se diz democrata. Nosso olhar está voltado para os jovens estabelecidos nesse bairro segregado, que, em sua maioria, confrontam a discriminação e um processo educativo que requerem questionamento. Dessa forma, considerou-se imperativo discutir até que ponto se desenvolve um trabalho que privilegia a construção de valores, sua importância para os nossos alunos, para as suas famílias e para a comunidade. Do ponto de vista metodológico, todo o processo de investigação pautou-se pelas orientações da pesquisa qualitativa. Para tanto, foi realizado um estudo de caso instrumental que teve como foco uma determinada situação que se manifesta numa unidade escolar, exemplarmente. Ou seja, no caso deste estudo o foco não foi a escola em si, mas: se e como vem ocorrendo a construção de valores, através do esforço conjunto escola-comunidade. Os procedimentos de investigação utilizados foram: análise histórico-documental, entrevistas semi-estruturadas, questionário e análise temática de redações, além de observação. Os resultados alcançados nos permitem afirmar que, embora haja a presença de problemas, de limitações circunstanciais, foi constatado o empenho de construção conjunta de valores, por parte da escola e da comunidade.
Palabras clave : valores
escola
comunidade.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : MOREIRA, Carmen Silvia. Escola e comunidade : a construção conjunta de valores. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/134
Fecha de publicación : 28-abr-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Carmem Silvia Moreira.pdf1.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.