TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/135
Tipo: Dissertação
Título : Educação e cultura de jovens no universo da escola : discurso e valores dos alunos da E. E. Pastor Alberto Augusto - São Vicente
Autor(es): Araujo, Katia Silene de
Primer Consejero: Severino, Francisca Eleodora Santos
Resumen: Este trabalho é resultado de pesquisa realizada para obtenção do grau de mestre no Programa de Pós-Graduação da UNISANTOS. Durante os anos de 2005 e 2006, realizamos a investigação empírica cujo lócus a Escola Estadual de Ensino Médio Pastor Alberto Augusto na cidade de São Vicente (SP). Esta escola é localizada na Cidade Náutica, um bairro segregado e marcado por problemas sociais característicos das periferias. O objeto deste estudo foi o universo dos jovens dessa escola, sob os diferentes olhares, ressaltando o olhar do próprio jovem sobre sua cultura e seus valores. O objetivo foi o de analisar como as relações desenvolvidas no cotidiano desta escola contemplam a cultura local e os valores dos jovens do ensino médio. O trabalho investigativo utilizou-se da metodologia etnográfica, que possibilita a utilização de diferentes instrumentos de pesquisa tais como: observação e coleta de dados, análise documental, análise iconográfica e aplicação de questionários. Numa perspectiva mais geral, as referências teóricas para este estudo tomam como base as obras de autores como Pierre Bourdieu e François Dubet. Como referência, no âmbito da educação no Brasil, a reflexão se apóia em autores que discutem a história da educação nacional na sua articulação global, assim como: Paulo Freire e Moacir Gadotti. Em articulação da temática global no contexto da localidade a referência foi Francisca Eleodora Santos Severino, que aborda os efeitos da globalização no contexto da Baixada Santista. Como resultado a pesquisa revelou que parte dos alunos, assim como parte dos professores, desenvolveram uma estratégia discursiva para fins formais, mas que entre seus grupos constituem outro discurso, totalmente refratário ao discurso oficial. No entanto, constatou-se a iniciativa de alguns professores em compreender a cultura local dos jovens e estabelecer ações que contemplem seus valores. Os jovens se mostram interessados em expor suas opiniões e denunciam, a sua maneira, as precariedades do sistema público.
Palabras clave : educação
jovens
ensino médio
cultura e valores.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : ARAUJO, Katia Silene de. Educação e cultura de jovens no universo da escola : discurso e valores dos alunos da E. E. Pastor Alberto Augusto - São Vicente. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/135
Fecha de publicación : 27-jun-2007
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Katia Silene de Araujo.pdf10.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.