TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/136
Tipo: Dissertação
Título : A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos
Autor(es): Bassalobre, Janete Netto
Primer Consejero: Severino, Francisca Eleodora Santos
Primer miembro de la junta: Pereira, Maria Apparecida Franco
Resumen: Essa pesquisa tem por objeto a inclusão escolar de crianças procedentes de um segmento social da população tradicionalmente marginalizado, mais especificamente os filhos de prostitutas, traficantes e presidiários. Para tanto, tomou-se como base a Unidade Municipal de Educação Prof. Mário de Almeida Alcântara, na região retroportuária do Bairro do Valongo, na cidade de Santos SP. Tem como objetivo geral diagnosticar de que forma a escola lida com esse tipo de população diferenciada e que vivencia uma realidade específica e singular. Os objetivos específicos visam caracterizar a instituição pesquisada, a região do Valongo e a população-alvo da escola, bem como averiguar a provável existência de conflitos decorrentes da herança de certo estigma ou preconceito advindo da sociedade frente aos grupos socialmente estigmatizados e traçar um perfil da interação estabelecida entre escola e comunidade. Como referencial teórico, foram utilizadas as concepções teóricas elaboradas por Lev Vygotsky e seus colaboradores Luria e Leontiev, os quais oferecem um entendimento do indivíduo partindo de uma abordagem sócio-histórica e sustentam os pressupostos da educação inclusiva. A metodologia prevê estudo de caso, com base em pesquisa qualitativa, amparado pelas postulações teóricas de Marli André. Os procedimentos utilizados foram as entrevistas semi-estruturadas, questionários e análise histórico-documental, além da observação e interpretação dos dados obtidos. Os resultados alcançados nos permitem postular a existência de preconceitos advindo da sociedade, que influenciam tanto a vivência escolar desse tipo de aluno, como a própria escola e a prática dos professores, o quê, no entanto, não invalida os esforços da comunidade escolar em superar suas limitações. Percebe-se grande esforço de seus membros, diretores, coordenadores, professores, alunos e até mesmo seus pais (ditos marginais) em criar espaços de interação democrática.
Palabras clave : inclusão escolar
preconceito
respeito às diferenças
cidadania
região retroportuária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : BASSALOBRE, Janete Netto. A inclusão escolar de crianças procedentes de segmentos marginais : estudo de caso de uma unidade municipal situada na região retroportuária de Santos. 2008. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/136
Fecha de publicación : 25-mar-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Janete Netto Bassalobre.pdf4.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.