TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/141
Tipo: Dissertação
Título: Interações na prática de docentes do ensino superior : percepção dos formadores sobre os saberes docentes
Autor(es): Navarro, Antonio Reinaldo
Primeiro Orientador: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Resumo: A presente pesquisa insere-se na temática formação do docente para o Ensino Superior na área de Saúde e tem como objetivo geral investigar a percepção dos docentes sobre os saberes mobilizados na prática da pedagogia universitária, considerando o papel e o impacto das interações frente às novas demandas da sociedade em rede, que segundo o conceito de Castells, são aqui compreendidos como novas conformações que regulam e problematizam a formação docente para o Ensino Superior. Busca-se com essa pesquisa reconhecer os efeitos desta nas concepções de ensino e aprendizagem e nas interações entre os docentes e aprendizes. A partir das teorias de trabalho docente e saber docente elaboradas por Tardif e Lessard, as interações são problematizadas como componentes estruturantes das estratégias de formação e do trabalho docente. Fundamenta-se também nos estudos de Cunha, Pimenta, Anastasiou, Masetto, entre outros, sobre a formação pedagógica do docente de nível superior e estudos de Thompson, Morin, Doyle sobre as tecnologias de interação. O estudo toma como base os relatos dos sujeitos envolvidos no processo de formação docente para a área de saúde nos cursos de mestrado e doutorado, com vistas a analisar a prática de formação didático-pedagógica frente aos avanços e possibilidades inovadoras que permeiam e articulam-se aos saberes docentes. Para tal foram selecionados professores que atuam na pós-graduação e ministram a disciplina didático-pedagógica para pós-graduandos da área de saúde. Como instrumento de pesquisa foram utilizados os relatos dos professores e, a partir dos dados obtidos com entrevistas semi-estruturadas, foi feita a sistematização e análise dos dados. Os resultados apontam para uma mudança significativa nas relações entre saber-docência-interação na formação docente para o Ensino Superior. Dada a importância da formação docente para este nível de ensino, espera-se contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens na formação do docente no contexto da pós-graduação stricto sensu. Considerando-se as semelhanças com as problemáticas de outras áreas bem como em outros níveis de ensino, espera-se que os resultados obtidos nesta pesquisa subsidiem outras reflexões e pesquisas sobre a formação docente.
Palavras-chave: interações
formação docente
ensino superior
saber docente
docência em saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: NAVARRO, Antonio Reinaldo. Interações na prática de docentes do ensino superior : percepção dos formadores sobre os saberes docentes. 2008. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/141
Data do documento: 5-Mai-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Navarro.pdf611.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.