TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/151
Tipo: Dissertação
Título: O professor e a pesquisa : uso em sala de aula
Autor(es): Kistner, Isabel Cristina da Costa
Primeiro Orientador: Granjo, Maria Helena Bittencourt
Resumo: O presente trabalho pretendeu pesquisar a forma como uma amostra de professores da rede pública estadual paulista, presentes no município de São Vicente, realizam o uso da pesquisa como instrumento de aprendizagem, enquanto prática pedagógica, para desenvolver as competências e habilidades de seus alunos, cujo intuito é tentar desenvolver sujeitos conscientes de sua coletividade, historicidade, reflexivos, críticos, autônomos que possam influir numa sociedade mais justa centrada na igualdade de direitos e na justiça. Para tanto, objetivou-se verificar como ocorria esta prática em sala de aula ao usar a pesquisa como instrumento de aprendizagem; identificar a relação existente entre a prática observada e as concepções dos professores; observar as condições em que realizam seu trabalho; mostrar quais foram os caminhos oferecidos para que os professores pudessem desenvolver sua formação, visando ao uso da pesquisa em sala de aula; apontar quais eram os incentivos que recebiam para o uso da prática do ensino por meio da pesquisa. Estes objetivos tiveram a finalidade de possibilitar a obtenção de uma melhor compreensão do trabalho realizado pelos professores em sala de aula, assim como descobrir suas necessidades e a melhor forma de auxiliá-los. Os conceitos da investigação sobre o uso da pesquisa no ensino fundamental como recurso didático foram construídos a partir da teoria de diversos autores tais como Pedro Demo (1997, 1999, 2000, 2001, 2002), Galiazzi (2002, 2005), Ramos (2002), Moraes (2004), entre outros que estudam e discutem a temática em questão. A investigação de caráter qualitativo focou as ações de quatro professoras de duas escolas estaduais de ensino fundamental, ciclo II. Foram utilizadas, como instrumento metodológico, a observação não participante e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontaram para a necessidade de incentivos verdadeiros para os professores que fazem uso da pesquisa em sala de aula como instrumento de aprendizagem, assim como confirmaram ser de extrema importância o aprimoramento educacional, o apoio ao trabalho e condições reais de valorização docente que perpassa por salários dignos até a formação continuada de qualidade.
Palavras-chave: ensino
pesquisa
aprendizagem significativa.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: KISTNER, Isabel Cristina da Costa. O professor e a pesquisa : uso em sala de aula. 2008. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/151
Data do documento: 30-Jun-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel Kistner.pdf3.92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.