TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1541
Tipo: Dissertação
Título: A arte na educação escolar: entre concepções e práticas
Título(s) alternativo(s): Art in school education: between concepts and practices
Autor(es): Moreira, Ana Marcia Akaui
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primeiro membro da banca: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo membro da banca: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Terceiro membro da banca: Fusari, José Cerchi
Resumo: Há quase um consenso, entre os pesquisadores brasileiros, de que o ensino de Arte, no Brasil, foi transformado pela Abordagem Triangular, introduzida por Ana Mae Barbosa, que conduziu a um novo paradigma de trabalho com a arte na Educação. Assim, fundamentando a ideia central do desenvolvimento e aprendizagem da arte em Dewey, Read, Eisner, Fischer e Arheim, este trabalho tem por objetivo investigar como os professores de Arte, que adotam essa abordagem, entendem e constroem suas práticas em sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, apoiada por Bodgan e Bicken, utilizou, para coleta de dados, questionários e entrevistas com cinco professores de Arte, especialistas, que desenvolvem seus trabalhos no Ensino Fundamental II em escolas públicas da Baixada Santista. O trabalho de organização e análise dos dados coletados orientou-se na Hermenêutica-dialética descrita por Minayo, com o apoio operacional da Análise de Conteúdo descrita por Bardin e Franco. Esta pesquisa parece revelar que os professores que utilizam a Abordagem Triangular, apesar de tentarem desenvolver essa proposta, de forma conscientes ou não, encontram-se em uma condição de trabalho fragilizada em decorrência da falta de uma formação específica, adequada e contínua e, por sentirem-se às margens do aprendizado na educação escolar. Este trabalho contribuiu para mostrar o quanto é importante trabalhar com a Arte dentro da escola, e o quanto a escola pode aprender com essa disciplina.
Abstract: There is almost a consensus among Brazilian researchers, that the teaching of Arts in Brazil was transformed by the Triangular Approach, introduced by Ana Mae Barbosa, which led to a new paradigm of work with arts in Education. Thus, supporting the central idea of the development and learning of Art in Dewey, Read, Eisner, Fischer and Arheim, this study aims to investigate how Art teachers, who adopt this approach, understand and build their practices in classroom. A qualitative approach, supported by Bodgan and Bicken, used for data collection, questionnaires and interviews with five Art teachers, experts, and who develop their work in the Junior High School at public schools in Baixada Santista. The organization of work and data analysis was guided in Hermeneutics-dialectic described by Minayo, with the operational support of Content Analysis described by Bardin and Franco. This research seems to show that teachers who use the Triangular Approach, although attempting to develop this proposal, conscious or not, are in a working condition weakened due to the absence of a specific, adequate and continuous education, because they feel at the margin of learning in school education. This work contributed to show how important is to work with Art in the schools and how the school can learn from this discipline.
Palavras-chave: abordagem triangular; práticas e formação docente; professor de arte; ensino fundamental II
triangular approach; practices and teacher training; art teacher; junior high school
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MOREIRA, Ana Marcia Akaui. A arte na educação escolar: entre concepções e práticas. 2015. 152 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/1541
Data do documento: 23-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA MARCIA AKAUI MOREIRA.pdfDissertação_Mestrado em Educação2.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.