TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : O estágio supervisionado: contribuições para a formação do profissional de turismo.
Otros títulos : Supervised internship: Training of the Tourism professional (dissertation) Master's Degree in Education
Autor(es): Figueiredo, Maria Lúcia Brito Zabulos de
Primer Consejero: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Primer miembro de la junta: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Segundo miembro de la junta: Ambrogi, Ingrid Hötte
Tercer miembro de la junta: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Resumen: Este trabalho objetiva analisar as percepções dos estudantes sobre a prática pedagógica do Estágio Supervisionado no curso de Turismo e suas contribuições para a formação do profissional com um olhar para a Educação Ambiental e para a Sustentabilidade (EAS). Fundamenta-se em autores como Fazenda (1991), Bianchi (2004), Abdalla (2006, 2009, 2011, 2012), Pimenta (2009, 2013) e Freire (2013), a fim de compreender a formação de professores, os saberes necessários às práticas pedagógicas e o Estágio Supervisionado (ES) na formação dos Bacharéis em Turismo. E, para conceituar a sustentabilidade e o meio ambiente, foram utilizados autores como Lemos (1999), Rodrigues (2000), Ruschmann (2000), Sachs (2007) e Melo (2011). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, conforme Lüdke e André (1986) e Bogdan e Biklan (1994), que se desenvolveu em duas etapas. Na primeira etapa (2º sem./2012), foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a 21 discentes. Na etapa seguinte (2º sem./2013), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis egressos do curso de Turismo, e, para aprofundamento de dados (1º sem./2014), realizaram-se, também, entrevistas com mais três. Para análise e interpretação dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2007; FRANCO, 2012), possibilitando identificar duas dimensões de análise: a formação acadêmica e a prática do Estágio Supervisionado. Os resultados obtidos possibilitaram identificar: na 1ª dimensão ¿ formação acadêmica no Turismo -, duas categorias de análise: 1ª os desafios da formação para o Turismo e para a Educação Ambiental e a Sustentatibilidade (EAS); e 2ª as potencialidades da formação voltada para a EAS; e na 2ª dimensão ¿ a prática do Estágio Supervisionado (ES) -, mais duas categorias de análise: 1ª os desafios e as dificuldades do estágio; e 2ª as potencialidades do ES para a EAS. Evidenciaram-se, assim, as contribuições do ES voltado para EAS na formação de estudantes do curso de Turismo, destacando: 1º a necessidade de uma vinculação maior entre teoria e prática nos diferentes componentes disciplinares, no sentido de fortalecer competências e habilidades desses estudantes; 2º a importância de que o ES fundamente, melhor, esta articulação teoria/prática, debatendo a problemática ambiental e da sustentabilidade; e 3º a valorização de uma educação voltada pela ação e para a ação, que tenha no estágio a germinação de novos paradigmas, que possam sustentar e transformar a formação, seja inicial e/ou continuada, desses estudantes e/ou profissionais da área.
Abstract : The purpose of this research project is to analyze the students' perceptions about the Supervised Internship teaching practice in the Tourism course and its contributions to training the professional with a view to Environmental Education and Sustainability (EES). It is based on authors such as Fazenda (1991), Bianchi (2004), Abdalla (2006, 2009, 2011, 2012), Pimenta (2009, 2013), and Freire (2013), in order to understand the training of the professors, the knowledge required for the educational practices and the Supervised Internship (SI) in the training of Bachelors of Tourism. And, to conceptualize sustainability and the environment, authors of the likes of Lemos (1999), Rodrigues (2000), Ruschmann (2000), Sachs (2007), and Melo (2011) were used. This is a two-stage qualitative survey, as per Lüdke and André (1986) and Bogdan and Biklan (1994). At the first stage (2nd half/2012), a questionnaire comprising open and closed questions was applied to 21 students. At the next stage (2nd half/ 2013), semi-structured interviews were conducted with six students who graduated in Tourism and, to deepen the data (1st half/2014), interviews were also made with three more. Data were analyzed and interpreted based on the content analysis technique (BARDIN, 2007; FRANCO, 2012), which allowed two dimensions of analysis to be identified: Academic training and the Supervised Internship practice. The results enabled us to identify: In the 1st dimension - academic training in Tourism - two analysis categories: 1st the challenges of training for Tourism and for Environmental Education and Sustainability (EES); and 2nd the potential of training toward the EES; and in the 2nd dimension - the Supervised Internship (SI) practice -, plus two more analysis categories: 1st internship challenges and difficulties; 2nd the potential of SI for EES. The contributions made by the SI to EES in training students taking the Tourism course were thus presented, highlighting: 1st the need for closer ties between theory and practice in the various course components aiming to strengthen these students' skills and abilities; 2nd the importance of SI providing better grounds for this theory/practice coordination, debating environmental and sustainability issues, and 3rd the valuing of an education geared by action and for action, which has in the internship the germination stage for new paradigms that can sustain and transform training, whether initial and/or continued, for these students and/or professionals working in the area.
Palabras clave : formação profissional em turismo; estágio supervisionado; educação ambiental e sustentabilidade
vocational training in tourism; supervised internship; environmental education and sustainability
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : FIGUEIREDO, Maria Lúcia Brito Zabulon de. O estágio supervisionado: contribuições para a formação do profissional de turismo. 2014. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2014.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/1621
Fecha de publicación : 26-jun-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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