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https://tede.unisantos.br/handle/tede/162
Tipo: | Dissertação |
Título: | As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem |
Autor(es): | Falcão, Mônica Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
Resumo: | O presente trabalho enfoca o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, buscamos, nas relações pedagógicas desenvolvidas num contexto escolar, retratar a ação docente para compreender o que tem se concretizado em sala de aula através da prática dos professores. O problema da pesquisa se constitui através da questão: de que maneira o professor, como mediador do conhecimento no processo educativo, tem se utilizado de práticas pedagógicas que conduzam os alunos a uma aprendizagem mais significativa? Para tanto, estabelece como objetivo principal compreender como professores e alunos conduzem as relações entre ensinar e aprender, cotidianamente, e de que modo o professor exerce o seu papel de mediador do conhecimento nessas relações. O objeto de estudo são as relações entre ensinar e aprender e seu foco é a atividade docente que intervém e envolve o aluno no processo pedagógico, verificando em que medida as práticas dos professores estão voltadas para a aquisição de uma aprendizagem mais significativa. À luz do referencial teórico de Vygotsky (1987, 1998), Cunha (1989), Libâneo (1994, 2001, 2004), Sacristan e Pérez Gómez (1998), Charlot (2000, 2005), Fontana (2000), Abdalla (2002, 2006), Gadotti (2003), Tardif e Lessard (2005), e Rios (2006) que analisam as relações de ensino e aprendizagem, o trabalho docente, a prática pedagógica e as relações interpessoais em sala de aula. A pesquisa de cunho qualitativo utiliza, para a coleta de registros e abordagem do objeto, o estudo de caso. Como fonte dessa coleta, utiliza-se de entrevistas semi-estruturadas com seis professores e dez alunos, a observação do cotidiano escolar e a produção textual dos estudantes. Como forma de registro das observações, recorre ao diário de campo. A organização dos dados proporcionou a elaboração de três quadros de categorias de análise: Mediação Pedagógica, a categoria principal, que estruturou as seguintes: o Sentido do Ensinar e o Sentido do Aprender. Este estudo buscou apresentar alguns conceitos teóricos, no sentido de colaborar para a compreensão do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Os resultados demonstram que professores e alunos, apesar das adversidades, têm procurado caminhos para a construção do conhecimento em sala de aula. Os professores têm superado a deficiência dos cursos de formação, que não os preparam para a realidade escolar, e elaboram estratégias particulares de atuação. Embora, muitas vezes, as maneiras de interação estabelecidas em sala de aula não sejam ideais e as relações entre professores e alunos e, conseqüentemente, entre ensinar e aprender dependam da intervenção desse professor para que os caminhos para uma aprendizagem mais significativa sejam fortalecidos. |
Palavras-chave: | relações entre o ensinar e o aprender o papel do professor mediação pedagógica. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | FALCO, Mônica Ribeiro. As relações entre o ensinar e o aprender : o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. 2007. 302 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/162 |
Data do documento: | 23-Ago-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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