TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/163
Tipo: Dissertação
Título: Professor-enfermeiro : significados e profissão docente
Autor(es): Carrasco, Ana Virgínia de Almeida
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Resumo: Este trabalho tem por objeto de estudo o professor-enfermeiro nos cursos de Graduação em Enfermagem. A questão que norteou esta investigação foi: O que faz um enfermeiro tornar-se um professor em Enfermagem? Quem é esse professor-enfermeiro? O trabalho perseguiu o objetivo de refletir sobre a construção dos significados elaborados pelo enfermeiro, professor em Enfermagem, em seu processo de vida e formação. Objetivo específico é identificar as características do professor-enfermeiro para a Docência Superior em Enfermagem, no Município de Santos. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e o instrumento de coleta de dados, a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram nove (09) professores-enfermeiros que lecionam nas universidades e nos centros universitários. Os autores e pesquisadores para análise do exercício da Docência e da Pesquisa em Enfermagem foram: Freire (1996 e 1997); Horta (1979); Ito, Peres, Takahashi e Leite (2006); Oguisso (1976); e Waldow (1998). Para pesquisar o significado de ser um professor universitário, Abdalla (2006); Alarcão (2005); Franco (2006); Freire (2001); Masetto (2001 e 2003); Nóvoa (1995); Peres, Leite e Kurcgant (1998); Pérez-Gómez (1998); Pimenta (1998 e 1999); Pimenta e Anastasiou (2005); Sacristán (1999) e Severino (2004 e 2007). Os autores utilizados para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa foram: André (2001); Bogdan e Biklen (1994) e Zago (2003). Os resultados foram interpretados e analisados segundo o referencial teórico-metodológico de Minayo (2004), pela Técnica de Análise Temática para trabalhar os significados em vez de inferências estatísticas, e a apresentação e a discussão dos resultados foram elaboradas pela triangulação do processo de cuidar, ensinar e aprender com o outro. O trabalho parece indicar que a Docência é vista como uma construção permanente e reflexiva na vida pessoal e profissional do professor-enfermeiro. A tarefa docente implica em preocupações, angústias e alegrias, e os sujeitos da pesquisa mostraram compromisso com propostas sistematizadas e eficientes para o seu trabalho e para a sociedade. Ser professor em Enfermagem refere-se à identidade pessoal e profissional pelo ato de cuidar, ensinar e aprender com o próximo, ancorado nas ações humanizadas, criativas e competentes. Os sujeitos da pesquisa consideram sua atividade docente como grande desafio e julgam recompensadora a atividade de professor-enfermeiro universitário.
Palavras-chave: professor
enfermeiro
profissão docente.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CARRASCO, Ana Virgínia de Almeida. Professor-enfermeiro : significados e profissão docente. 2009. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/163
Data do documento: 1-Abr-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Virginia Carrasco.pdf933.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.