TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá
Autor(es): Ribeiro, Bernadete Rezende de Souza
Primer Consejero: Severino, Francisca Eleodora Santos
Resumen: O trabalho relata a história do patrimônio histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande tendo como foco da investigação as atividades que se desenvolvem coordenadas pelo NECOM (Núcleo de Extensão Comunitária), ressaltando a importante contribuição do pedagogo nesta tarefa. O Objetivo foi esclarecer a importância do patrimônio histórico da área portuária, como fonte de educação não-formal, criando condições que viabilizem a produção de um saber na construção da cidadania articulado pelo projeto pedagógico de formação profissional do guia turístico no espaço patrimonial da região portuária. Foram colhidas experiências de educadores e estagiários que atuaram com projetos na Fortaleza articulados pelo NECOM, visando caracterizar o contexto do trabalho construído no Patrimônio. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, proposta por Barbie (2002). Observaram-se as ações educativas planejadas pelo NECOM, atendendo a apelos da comunidade onde esta inserido Como resultado o trabalho ressaltou que a educação pedagógica com fundamentação teórica e investigativa por meio da prática do trabalho comunitário, prepara o profissional da educação e capacita-o como cidadão crítico e reflexivo para superar os problemas derivados das mudanças sociais que circunscrevem as comunidades nas regiões retro portuárias.
Palabras clave : patrimônio histórico
pedagogo
educação
formal/não-formal
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : RIBEIRO, Bernadete Rezende de Souza. A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/164
Fecha de publicación : 27-feb-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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