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https://tede.unisantos.br/handle/tede/164
Tipo: | Dissertação |
Título : | A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá |
Autor(es): | Ribeiro, Bernadete Rezende de Souza |
Primer Consejero: | Severino, Francisca Eleodora Santos |
Resumen: | O trabalho relata a história do patrimônio histórico Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande tendo como foco da investigação as atividades que se desenvolvem coordenadas pelo NECOM (Núcleo de Extensão Comunitária), ressaltando a importante contribuição do pedagogo nesta tarefa. O Objetivo foi esclarecer a importância do patrimônio histórico da área portuária, como fonte de educação não-formal, criando condições que viabilizem a produção de um saber na construção da cidadania articulado pelo projeto pedagógico de formação profissional do guia turístico no espaço patrimonial da região portuária. Foram colhidas experiências de educadores e estagiários que atuaram com projetos na Fortaleza articulados pelo NECOM, visando caracterizar o contexto do trabalho construído no Patrimônio. Utilizou-se o método da pesquisa-ação, proposta por Barbie (2002). Observaram-se as ações educativas planejadas pelo NECOM, atendendo a apelos da comunidade onde esta inserido Como resultado o trabalho ressaltou que a educação pedagógica com fundamentação teórica e investigativa por meio da prática do trabalho comunitário, prepara o profissional da educação e capacita-o como cidadão crítico e reflexivo para superar os problemas derivados das mudanças sociais que circunscrevem as comunidades nas regiões retro portuárias. |
Palabras clave : | patrimônio histórico pedagogo educação formal/não-formal |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | RIBEIRO, Bernadete Rezende de Souza. A presença do pedagogo de patrimônio histórico no estuário Santos/Guarujá. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/164 |
Fecha de publicación : | 27-feb-2009 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
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