TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores
Autor(es): Dias, Cristina Maria da Conceição
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumo: O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo conhecer as representações de professores de Língua Portuguesa sobre Literatura e identificar uma possível relação com suas práticas, tendo em vista a formação de leitores. Este trabalho se apóia em conceitos da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Moscovici (1978, 2003, 2005), nos estudos sobre o ensino da literatura (LAJOLO; ZILBERMAN, 1996; LAJOLO, 1997, 2001, 2008) e sobre o trabalho docente (TARDIF e LESSARD, 2005; ABDALLA, 2006, 2008). Na perspectiva de uma abordagem qualitativa de pesquisa, participam como sujeitos, dez professores da disciplina pertencentes à rede estadual de ensino de São Paulo, que lecionam em diferentes escolas das cidades de Santos e São Vicente. Como procedimentos metodológicos, utilizamos, em uma primeira etapa, um Questionário contendo questões fechadas, abertas e de evocação, que foi aplicado aos dez sujeitos, com o intuito de caracterizá-los. Posteriormente, dois dos sujeitos foram entrevistados para um aprofundamento de questões ligadas à temática da pesquisa. Os dados empíricos foram organizados em uma Categoria de Análise denominada Formação de Leitores, constituída por três unidades de sentido: 1ª) Experiências de Leitura, que nos permitiu conhecer as vivências de leitura dos sujeitos; 2ª) Formação do professor de Literatura, que orientou nosso olhar para as questões ligadas às necessidades específicas do professor de Literatura; e 3ª) Práticas Formativas, que indicam a relação entre as experiências vividas e as práticas que favorecem a formação de leitores nas aulas de Literatura. A análise dos dados revelou que os sujeitos ancoraram a ideia de Literatura em suas próprias experiências de leitura, vividas no cotidiano desde a infância, indicando uma estreita relação entre a representação positiva de literatura que construíram e a escolha de suas práticas objetivando a formação de leitores.
Palavras-chave: literatura
representações de professores
formação de leitores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: DIAS, Cristina Maria da Conceição. Representações de professores de língua portuguesa sobre literatura e formação de leitores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/168
Data do documento: 14-Abr-2010
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