TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/169
Tipo: Dissertação
Título: Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores
Autor(es): Andrade, Sandra Mara Santos de
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumo: O presente trabalho busca compreender as representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. A questão que orientou a pesquisa foi: o que é um bom professor nas percepções/representações dos estudantes dos cursos de licenciaturas? Com essa perspectiva, este estudo tem como objetivo central compreender o que é ser um bom professor nas percepções/representações desses estudantes. A fundamentação teóricometodológica baseia-se: em Moscovici (1978, 2005) e Jodelet (2001, 2005a; 2005b), no que diz respeito à compreensão de alguns aspectos da Teoria das Representações Sociais (TRS) para entender as representações sociais dos estudantes; em Cunha (1998, 2001, 2006a, 2006b), no que se refere ao conceito do bom professor ; em Mizukami (2002a; 2002b), Lüdke e Boing (2004), Roldão (2005), Tardif e Lessard (2005), Abdalla (2006, 2008), Tardif (2007a; 2007b), entre outros, no que diz respeito às questões em torno do trabalho e da profissão docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e acompanha dois grupos de sujeitos: os estudantes que estão concluindo seus cursos de licenciaturas e os docentes indicados por eles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a aplicação de questionário para cinqüenta e oito estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras e entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes e seus professores. O questionário identificou quatro bons professores, elencando quais seriam os indicadores de um bom professor. As entrevistas semi-estruturadas, realizadas com quatro estudantes e quatro professores, aprofundaram a compreensão dos indicadores já apontados. Os resultados da pesquisa desenvolvida anunciaram uma categoria de análise que é o bom professor nas percepções/representações dos estudantes, abordando três dimensões: a afetiva, a cognitiva e a profissional. A dimensão afetiva valorizou as representações sociais dos estudantes relacionadas ao amor/dedicação à profissão e ao respeito aos estudantes. A dimensão cognitiva destacou a importância do trabalho do professor com o conhecimento, enfatizando, também, algumas questões de didática para o enfrentamento das situações pedagógicas postas pelo cotidiano da sala de aula. E a dimensão profissional enfatizou a finalidade do profissional professor frente ao compromisso com a formação de futuros profissionais de bons professores. Enfim, embora os estudantes reconheçam as fragilidades que atravessam a profissão docente, ainda revelam uma imagem positiva do bom professor caracterizada, em especial, pelas dimensões afetiva, cognitiva e profissional já mencionadas.
Palavras-chave: representações sociais
bons professores
estudantes das licenciaturas.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ANDRADE, Sandra Mara Santos de. Representações sociais dos estudantes dos cursos de licenciaturas sobre seus bons professores. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/169
Data do documento: 25-Fev-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Mara de Andrade.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.