TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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dc.creatorRibeiro, Clayton Diogenes-
dc.creator.IDCPF:19289476893por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083679273963528por
dc.contributor.advisor1Martins, Angela Maria-
dc.contributor.advisor1IDCPF:89099257872por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0347666367331379por
dc.date.accessioned2015-02-04T21:22:32Z-
dc.date.available2010-05-19-
dc.date.issued2009-06-26-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Clayton Diogenes. Estado do conhecimento da educação de jovens e adultos no Brasil : um balanço de teses e dissertaçoes (1999-2006). 2009. 457 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede.unisantos.br/handle/tede/173-
dc.description.resumoEsta dissertação faz um balanço de teses e dissertações com base nos resumos do banco de teses da CAPES, no recorte temporal de 1999 a 2006, totalizando quinhentos e noventa e quatro trabalhos. O levantamento nos remeteu a uma série de questões: quais são os principais centros de produção acadêmica? Quem produz mais, instituições públicas ou privadas? Qual a distribuição geográfica destas produções? Como se dá sua distribuição ao longo do período levantado? Como se dá sua distribuição por ano? Qual a proporção entre teses e dissertações no período? Qual é a distribuição de teses e dissertações por gênero? A análise privilegiou dissertações e teses que gravitam em torno do eixo políticas educacionais e que apresentam as seguintes características: as que explicitam o termo políticas públicas; aquelas que abordam programas nacionais ou locais de governo, com base nas medidas legais e documentos oficiais; as que realizam uma análise da trajetória histórica e política da EJA no Brasil; estudos que realizam uma análise de programas de governo e discutem a opinião dos atores envolvidos no processo de implementação desse projetos e programas. Os objetivos foram: realizar um balanço da produção acadêmica discente sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil após 1998; assinalar os percalços que permeiam este tipo de levantamento documental; fornecer subsídios básicos para outros estudos que possam se utilizar do balanço realizado e, sobretudo, discutir a produção discente em torno do eixo política educacional para EJA. Como procedimento metodológico utilizou-se um levantamento de cunho quantitativo, inicialmente, e na sequência, foram analisados os resumos tomando como referencial a discussão sobre as pesquisas do tipo Estado do Conhecimento, realizados por Norma Sandra de Almeida Ferreira, Sergio Haddad (Org.), Magda Becker Soares & Francisca Maciel (Org.), Lauro Carlos Wittmann & Regina Vinhaes Gracindo, (Org.). Para discussão e análise das políticas de EJA, nos utilizamos, entre outros, dos estudos de Vanilda Pereira Paiva, Celso Rui de Beisiegel, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro. O levantamento indica que o percentual de resumos voltados para políticas educacionais é reduzido. Esta não tem sido uma pauta atrativa para os pesquisadores discentes. No conjunto de resumos acerca das políticas públicas de EJA, a subcategoria que se sobressaiu em termos de quantidade foram estudos de casos que analisam programas através da opinião de seus atores (relatos, experiências e práticas).por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Santospor
dc.publisher.departmentEducação e Formaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsCatólica de Santospor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectestado do conhecimentopor
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectpolíticas educacionais.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstado do conhecimento da educação de jovens e adultos no Brasil : um balanço de teses e dissertaçoes (1999-2006)por
dc.typeDissertaçãopor
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