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    https://tede.unisantos.br/handle/tede/173| Type: | Dissertação | 
| Title: | Estado do conhecimento da educação de jovens e adultos no Brasil : um balanço de teses e dissertaçoes (1999-2006) | 
| Author(s): | Ribeiro, Clayton Diogenes | 
| First Advisor: | Martins, Angela Maria | 
| Abstract: | Esta dissertação faz um balanço de teses e dissertações com base nos resumos do banco de teses da CAPES, no recorte temporal de 1999 a 2006, totalizando quinhentos e noventa e quatro trabalhos. O levantamento nos remeteu a uma série de questões: quais são os principais centros de produção acadêmica? Quem produz mais, instituições públicas ou privadas? Qual a distribuição geográfica destas produções? Como se dá sua distribuição ao longo do período levantado? Como se dá sua distribuição por ano? Qual a proporção entre teses e dissertações no período? Qual é a distribuição de teses e dissertações por gênero? A análise privilegiou dissertações e teses que gravitam em torno do eixo políticas educacionais e que apresentam as seguintes características: as que explicitam o termo políticas públicas; aquelas que abordam programas nacionais ou locais de governo, com base nas medidas legais e documentos oficiais; as que realizam uma análise da trajetória histórica e política da EJA no Brasil; estudos que realizam uma análise de programas de governo e discutem a opinião dos atores envolvidos no processo de implementação desse projetos e programas. Os objetivos foram: realizar um balanço da produção acadêmica discente sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil após 1998; assinalar os percalços que permeiam este tipo de levantamento documental; fornecer subsídios básicos para outros estudos que possam se utilizar do balanço realizado e, sobretudo, discutir a produção discente em torno do eixo política educacional para EJA. Como procedimento metodológico utilizou-se um levantamento de cunho quantitativo, inicialmente, e na sequência, foram analisados os resumos tomando como referencial a discussão sobre as pesquisas do tipo Estado do Conhecimento, realizados por Norma Sandra de Almeida Ferreira, Sergio Haddad (Org.), Magda Becker Soares & Francisca Maciel (Org.), Lauro Carlos Wittmann & Regina Vinhaes Gracindo, (Org.). Para discussão e análise das políticas de EJA, nos utilizamos, entre outros, dos estudos de Vanilda Pereira Paiva, Celso Rui de Beisiegel, Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro. O levantamento indica que o percentual de resumos voltados para políticas educacionais é reduzido. Esta não tem sido uma pauta atrativa para os pesquisadores discentes. No conjunto de resumos acerca das políticas públicas de EJA, a subcategoria que se sobressaiu em termos de quantidade foram estudos de casos que analisam programas através da opinião de seus atores (relatos, experiências e práticas). | 
| Keywords: | estado do conhecimento educação de jovens e adultos políticas educacionais. | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Language: | por | 
| Country : | BR | 
| Publisher: | Universidade Católica de Santos | 
| Institution's Acronym: | Católica de Santos | 
| Department: | Educação e Formação | 
| Program: | Mestrado em Educação | 
| Citation: | RIBEIRO, Clayton Diogenes. Estado do conhecimento da educação de jovens e adultos no Brasil : um balanço de teses e dissertaçoes (1999-2006). 2009. 457 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009. | 
| Type of Access: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/173 | 
| Issue Date: | 26-Jun-2009 | 
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação | 
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