TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título : Professor bacharel iniciante no ensino superior: dificuldades e possibilidades pedagógicas.
Autor(es): Aires, Susye Nayá Santos
Primer Consejero: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primer miembro de la junta: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo miembro de la junta: Gilberto , Irene Jeanete Lemos
Tercer miembro de la junta: Fernandes, Sandra F.
Resumen: O presente estudo investiga a prática docente do professor bacharel iniciante no ensino superior. O objetivo foi identificar e analisar dificuldades, tensões e aprendizagens frequentemente vivenciadas por aqueles que não tiveram formação pedagógica específica para atuar como professores, mas recentemente exercem essa atividade. A pesquisa pautou-se em quatro eixos: ensino superior, professor bacharel, início de docência e formação docente. Como recurso teórico-metodológico, recorreu-se a pesquisas bibliográficas, realizadas nos sites CAPES, ANPED e bases de dados SCIELO, com fundamento nas obras dos principais estudiosos do tema. Para fundamentar o subtema formação docente, recorreu-se a autores como Franco, Pimenta e Anastasiou; para o início de docência, a Masetto e Guarnieri; e, para o ensino superior, a Masetto, Pimenta e Veiga. Trata-se de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 12 professores que trabalhavam em instituições privadas de ensino superior. A análise dos dados fundamentou-se em Ghedin, Franco e Minayo, tendo sido adotado, para análise e interpretação de dados, o referencial da hermenêutica-dialética. Os resultados evidenciaram que os professores bacharéis, em virtude da ausência de formação pedagógica, priorizam inicialmente o aspecto conteúdista da disciplina por eles ministrada, tornando o ensino predominantemente transmissivo. Porém, com o decorrer da trajetória profissional, conseguem se apropriar de algumas estratégias didáticas que favorecem sua prática de ensino. Para eles, o acolhimento institucional e o diálogo com os pares constituíram aspectos importantes para a sua socialização profissional, mencionando, como problemas iniciais, desinteresse dos alunos, dificuldades para atrair a atenção dos estudantes e falta de tempo para capacitação pedagógica. Os sujeitos também evidenciaram e reiteraram a necessidade de formação continuada específica em Educação, aspecto considerado importante pré-requisito para a docência. Para os professores bacharéis, tanto nos espaços internos da universidade quanto em cursos de pós-graduação stricto sensu, com destaque para o mestrado em educação, uma vez que constitui requisito primordial para o aperfeiçoamento e qualidade da prática docente de iniciantes na educação superior. Considera-se que os saberes pedagógicos, a formação continuada e a sua profissionalização devam integrar o conjunto de competências necessárias para o desempenho dessa atividade.
Abstract : The present study investigates the teaching practice of the beginning teacher in higher education. The aim was to identify and analyze learning acquisitions, tensions and difficulties frequently faced by those whose first professional training was not that of a teacher, but have recently taken up a teaching position. The research is based on four axes: higher education, BA teacher, early years in the profession and teacher education. As theoretical-methodological resources, we began with bibliographic research on the CAPES and ANPED official websites, and SCIELO articles database, starting from papers written by the most prominent researchers on the topic. In order to substantiate the teacher training subtopic, we resorted to authors such as Franco, Pimenta, Anastasiou; to early career, to Masetto and Guarnieri; and, to higher education, to Masetto, Pimenta and Veiga. This is a qualitative research, with collection of data through questionnaires, and semi-structured interviews. Twelve teachers from higher education private institutions participated in this study. Data analysis was based on Ghedin, Franco and Minayo, and the dialectical-hermeneutical method was used as referential. Results showed that BA-teachers, due to the lack of previous training, initially tend to prioritize the content-related aspects of the subject they are dealing with, transforming the act of teaching into a simple transmission of information. However, as their careers evolve, these teachers manage to acquire a few teaching skills and strategies that favor their teaching practice. For these teachers, both institutional reception and talk to peers have proved to be important aspects that contributed to their professional socialization. They mentioned initial problems such as lack of interest from students, the effort to gain students attention and the lack of time to seek for proper pedagogical training. Results also showed and reinforced the need to continuous education for BA-teachers, not only within the university walls, but also with post-graduate stricto sensu programs, such as Masters in Education ¿ ME, once this is a core requirement to the improvement and quality of the teaching practice of beginning teachers in higher education. It is also considered that pedagogical knowledge, continuous education and its professionalization must be the set of competences which are necessary to the performance of this activity.
Palabras clave : ensino superior; professor bacharel; Início de docência; formação docente
CNPq: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : AIRES, Susye Nayá Santos. Professor bacharel iniciante no ensino superior: dificuldades e possibilidades pedagógicas. 2015. 209 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/1781
Fecha de publicación : 27-jun-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

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