TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/186
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios do professor de língua inglesa no ensino médio : entre a realidade educacional e as possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias educacionais
Autor(es): Amaral, Daiane do
Primeiro Orientador: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Primeiro membro da banca: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo membro da banca: Duran, Marília Claret Geraes
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a percepção dos professores de Língua Inglesa que atuam no ensino médio sobre as possibilidades pedagógicas proporcionadas pela tecnologia educacional nos ambientes virtuais de aprendizagem. Busca conhecer a visão dos professores que participaram de cursos de inglês a distância sobre o uso das ferramentas para a aprendizagem dos alunos de língua inglesa. A pesquisa tem como fundamento os pressupostos teóricos de Alava,Belloni, Kenski, Lévy, Moraes, entre outros pesquisadores, com vistas a uma discussão sobre aspectos pedagógicos proporcionados pelas ferramentas tecnológicas. Apóia-se em Libâneo, Ortiz, entre outros, para a discussão dos aspectos referentes à globalização e seus impactos no cenário educacional, especificamente em relação às tecnologias e ao ensino de língua inglesa como língua estrangeira. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que utiliza como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, realizada com quatro professores de língua inglesa que atuam no ensino médio, em escola pública. As entrevistas realizadas foram transcritas e, com base nos dados obtidos foram elaboradas as categorias de análise, centradas na questão das possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias digitais. Os resultados mostraram que as tecnologias no campo educacional estão cada vez mais ganhando campo entre professores do ensino médio, que buscam os saberes tecnológicos para a melhoria de suas práticas.
Palavras-chave: educação e tecnologia
ensino médio
interatividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: AMARAL, Daiane do. Os desafios do professor de língua inglesa no ensino médio : entre a realidade educacional e as possibilidades pedagógicas oferecidas pelas tecnologias educacionais. 2007. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/186
Data do documento: 5-Dez-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daiane do Amaral.pdf414.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.