Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/1961
Tipo: | Dissertação |
Título: | As reformas nas matrizes curriculares do curso de ciências econômicas da Universidade Católica de Santos (1984-2011). |
Autor(es): | Silva, Fábio Barbosa da |
Primeiro Orientador: | Barreira, Luiz Carlos |
Primeiro membro da banca: | Barreira, Luiz Carlos |
Segundo membro da banca: | Vasquez, Daniel Arias |
Terceiro membro da banca: | VAz, José Pascoal |
Resumo: | Este estudo parte do exame da reforma nacional da matriz curricular do curso de Economia de 1984 que significou uma mudança no modo de ensinar economia no país. O ensino tornou-se plural do ponto de vista de apresentar os diversos paradigmas teóricos da Ciência Econômica. Também passou a enfatizar a necessidade de entender a realidade social brasileira e o diálogo com outras Ciências Humanas. Esse novo currículo foi implantado no curso de economia da Universidade Católica de Santos, também em 1984, com as necessárias adaptações mas com a essência da proposta maior. Este estudo acompanhou as reformas curriculares do curso de economia da Universidade Católica de Santos ocorridas entre 1984 e 2011 e constatou que, durante este período, ele continuou plural do ponto de vista teórico, de caráter humanista e preocupado em entender a realidade brasileira. A conclusão indica que o curso de economia da Universidade Católica mantém princípios da reforma de 1984, mas com mudanças em curso aparentemente voltadas para a formação dos alunos para o mercado de trabalho mas de forma insegura e sem clareza, estando distanciado da comunidade acadêmica que pensa o futuro do ensino da economia no Brasil e no mundo. |
Abstract: | This paper starts from the examination of the national reform of the curriculum of economics in 1984 that brought significant changes in the way in which economics was taught in the country. Teaching has become plural from the point of view of presenting the various theoretical paradigms of the Economic Science. It also emphasized understanding the Brazilian social reality and dialogue with the other disciplines of the humanities. This new curriculum was implemented in the economics course at the Catholic University of Santos, also in 1984, with the necessary adaptations but with the very essence of major proposal. This paper follows the curricular reforms in the economics course at the Catholic University of Santos between 1984 and 2011 and verifies if they've kept the plural, humanist character of the course and the concern in understanding the social issues of the Brazilian reality. The conclusions indicate that the economics course has kept the features of the reform of 1984, but with change in its trend, apparently to a path of training the students for the professional market but in a insecure way and without clarity, standing apart from the academic community who thinks the future of economics teaching in Brazil and worldwide. |
Palavras-chave: | ensino de economia plural; currículo; reforma, poder político; mercado de trabalho |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Católica de Santos |
Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
Departamento: | Centro de Ciências da Educação e Comunicação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | SILVA, Fábio Barbosa da. As reformas nas matrizes curriculares do curso de ciências econômicas da Universidade Católica de Santos (1984-2011). 2015. 138 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/1961 |
Data do documento: | 28-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fábio Barbosa da Silva.pdf | Dissertação_Mestrado em Educação | 487.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.