TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/207
Tipo: Dissertação
Título : Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista
Autor(es): Paes, Salete Dubra
Primer Consejero: Gilberto, Irene Jeanete Lemos
Resumen: Na Baixada Santista, universo desta pesquisa, a demanda por profissionais qualificados tem-se intensificado, em virtude da descoberta do Pré-Sal, do aumento dos cruzeiros marítimos, e das demandas do porto e das empresas multinacionais que aqui se instalaram. Isso envolve o conhecimento da língua inglesa, que se torna fundamental para o profissional que atua nessa área. A pesquisa buscou conhecer a prática docente dos professores de língua inglesa que atuam no Ensino Médio nas escolas públicas da região da Baixada Santista. O trabalho tomou, como fundamento teórico, os estudos de Sacristán (2002), Tardif (2008) e Freire (1997), entre outros, para a discussão sobre as práticas e os saberes docentes, assim como nos fundamentos de Ortiz (2006) e Tedesco (2006) sobre a globalização. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos de coleta de dados, a aplicação de questionários para vinte e um professores de língua inglesa, que atuam em escolas públicas, além de entrevistas, para aprofundamento dos dados obtidos. Os questionários incluíram questões fechadas e abertas que versaram sobre dados pessoais, atuação profissional dos participantes, com vistas a elaborar o perfil dos professores, além de questões voltadas para as dificuldades dos professores nas práticas da língua inglesa, com objetivo de compreender como realizam a própria prática pedagógica. Os resultados mostraram problemas, entre eles: classes lotadas, falta de recursos, e desinteresse dos alunos, embora o professor procure motivar os estudantes por meio de atividades lúdicas que incentivem o potencial do educando para que este aprofunde seus conhecimentos na língua estrangeira em questão. Outros aspectos da pesquisa mostram as condições precárias das escolas, além da dificuldade dos professores no ensino da língua.
Palabras clave : ensino de língua inglesa
prática docente
globalização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : PAES, Salete Dubra. Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas na região da Baixada Santista. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/207
Fecha de publicación : 14-jun-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
salete dubra.pdf490.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.