Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/209| Tipo: | Dissertação |
| Título: | A desconstrução das práticas de ensino dos bacharéis docentes |
| Autor(es): | Machado, Marcos |
| Primeiro Orientador: | Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro |
| Resumo: | Esta pesquisa tem como temática a desconstrução das práticas de ensino dos bacharéis docentes, processo entendido como essencial à qualificação dos bacharéis docentes, cuja formação pedagógica não é elemento obrigatório para atuação na educação superior. Partindo das práticas docentes como condutoras da identidade e carreira do bacharel na educação superior, e reconhecendo a ausência da formação pedagógica nesse âmbito da educação, consagrada inclusive no artigo 66 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), busca-se compreender como os bacharéis docentes veem sua prática profissional em sala de aula, como desconstroem tais práticas ao longo de sua trajetória profissional, perpassada por desafios e aquisição de novos saberes. Nesta empreitada, o esforço foi o de entender como os docentes veem sua prática profissional em sala de aula, possibilitando a estes sujeitos a reflexão acerca de sua prática, e ao pesquisador entender as possibilidades que emergem ao longo desse processo reflexivo, articulando os dados da pesquisa a dados de outras investigações que, como essa, entendem a prática como ponto de partida e chegada da intervenção pedagógica. Entende-se a prática docente como elemento fundamental de mediação professor-aluno, e impulsionador do processo reflexivo, que poderá viabilizar mudanças na prática pedagógica na enducação superior, qualificando o processo de formação discente no âmbito das Instituições de educação superior. A pesuisa busca reunir dados que explicitem a trajetória dos bacharéis docentes, e a forma como estes entendem sua prática em sala de aula, buscando apreender se e como docentes refletem sobre a prática , na perspectiva de qualificá-la. A pesquisa buscou apoio na metodologia qualitativa. Considerando o número crescente de pesquisas sobre a prática docente dos bacharéis, espera-se contribuir com a acompreesão dessa temática, fomentando a defesa de um olhar pedagógico que incorpora a reflexão sobre a prática e a desconstrução constante da mesma como elemento de qualificação da educação superior, mediante a intervenção pedagógica nas Instituições de educação superior. |
| Palavras-chave: | práticas de ensino bacharéis docentes desconstrução/processo reflexivo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Católica de Santos |
| Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
| Departamento: | Educação e Formação |
| Programa: | Mestrado em Educação |
| Citação: | MACHADO, Marcos. A desconstrução das práticas de ensino dos bacharéis docentes. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2012. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/209 |
| Data do documento: | 28-Ago-2012 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Marcos Machado.pdf | 513.53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

