TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2101
Type: Dissertação
Title: A gestão escolar no contexto das práticas e dos efeitos de uma política de formação de professores: PARFOR
Other Titles: School managers in practice and effects contexts of a teacher education policy: Parfor
Author(s): Fernandez, Gisele Santos
First Advisor: Martins, Maria Angélica Rodrigues
First member of the board: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Second member of the board: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Third board member: Martins, Angela Maria
Abstract: O PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) é uma iniciativa emergencial para professores do ensino fundamental da rede pública criada para oferecer cursos gratuitos de graduação a professores que trabalham na educação básica, sem a formação adequada para tal. Esta pesquisa focaliza gestores de duas escolas onde atuam 12 professoras-egressas de um curso de Pedagogia subsidiado pelo Parfor. Intencionou analisar as condições de gestores escolares para apoiá-las para que consolidem os ganhos declarados por elas em pesquisas anteriores, com o curso realizado. Para tanto, analisa documentos oficiais sobre gestores e profissionais da escola, no âmbito federal e municipal e o cotidiano desses profissionais. Três ideias centrais norteiam o estudo: escola como nível meso de análise, o papel dos sujeitos na implementação de políticas e a escola como lugar de formação de alunos e professores. A pesquisa apoia-se em estudos sobre a recepção de políticas nas bases dos sistemas de ensino, no caso, nas escolas (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006; MAINARDES, FERREIRA; TELLO, 2011) e sobre políticas de formação de professores, especialmente, o Parfor (BRASIL, 2009a, 2009b; GATTI; BARRETO; ANDRÉ, 2011; PESSOA e ARAÚJO, 2013). Para abordar a gestão escolar recorre a Canário (2005, Sander (2007), Silva (2007), Dourado (2007), Vieira (2009), Paro (2012), Libâneo (2008), Luck (2009, 2012) e Lima (2011) e sobre a escola, como lugar de formação, recorre a Canário (1998; 2005), Nóvoa (1999), Abdalla (2006) e Cunha (2008). Adota abordagem qualitativa com análise documental, observação nas escolas e entrevistas. A análise dos dados apontou para quatro categorias principais: política como texto, política com o discurso, gestão pedagógico-formativa e estrutura e funcionamento da escola. Os resultados obtidos indicam que gestores têm condições legais, pessoais, profissionais e materiais para dar apoio pedagógico às professoras-egressas do curso de Pedagogia Parfor. Deixam claro que o resquício assistencialista das creches, ainda presente nos discursos, e a condição funcional legal das professoras atuam como limitadores para os fins da política analisada. Por fim, ratifica que cada escola recepciona e interpreta uma política, entre outras condições, de acordo com a atuação e liderança de seus gestores.
Abstract: The PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) is an emergencial initiative for basic education teachers of the public schools that was created to offer free courses of graduation in Pedagogia for teachers who work in the basic education, but didn´t have adequate graduation. This research focuses on two schools´ managers where 12 teachers work from one Education course refunded by Parfor. It´s intends to analyse schools manager´s conditions to support them so that they can consolidate declared gains for them in previous researches. For this, analyze official documents on managers and professionals of the school, in the federal and municipal scope and analyze the everyday routine of these professionals. Three main ideas guide this study: school as level meso of analysis, the paper of the actors in the implementation of policy and the school as place of students and teachers education. The research is supported in studies on the reception of politics in the bases of the systems of education, in this case, schools, (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994; MAINARDES, 2006; MAINARDES; FERREIRA; TELLO, 2011), in this case, in schools, and on politics of teacher´s formation, especially, the Parfor (BRAZIL, 2009a, 2009b; GATTI, BARRETO, ANDRÉ, 2011; PESSOA, ARAÚJO, 2013). Concerning management´s approach, it call on Canário (2005), Sander (2007), Silva (2007), Dourado (2007), Vieira (2009), Paro (2012), Libâneo (2008), Luck (2009, 2012) and Lima (2011) and concerning school as a formation place, called on Canário (1998; 2005), Nóvoa (1999), Abdalla (2006) and Cunha (2008). It adopts qualitative approach with documentary analysis, schools observation, and interviews. The analysis of the data points to four main categories: policy as text, policy as discourse, pedagogical-formative management and structure and functioning of the school. Results indicate that managers have legal, personal, professional and material conditions to give pedagogical support to the teachers from Parfor education course; They set clear that the attendance vestige of the basic education in the kinder-garden level, still found in the discourses and the legal functional condition of the teachers act as hurdle for the purposes/intention of the analyzed policy. Finally, it reinforce that, despite of other conditions, each school receives and enact one policy according to its managers performance and leadership.
Keywords: políticas públicas educacionais; gestão escolar; formação de professores; ciclo de políticas; PARFOR
educational policy; school management; policy cycle; teachers education; PARFOR
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country : Brasil
Publisher: Universidade Católica de Santos
Institution's Acronym: Católica de Santos
Department: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Program: Mestrado em Educação
Citation: FERNANDEZ, Gisele Santos. A gestão escolar no contexto das práticas e dos efeitos de uma política de formação de professores: PARFOR. 2015. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2015.
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2101
Issue Date: 6-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gisele Santos Fernandez.pdfDissertação - Mestrado em Educação 2.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.