TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos
Autor(es): Renzo, Marcelo Luciano Martins Di
Primeiro Orientador: Saviani, Nereide
Resumo: O estudo investiga a relação ensino-aprendizagem nas disciplinas que visam à formação do estudante para a prática do jornalismo no rádio, um veículo de comunicação com características peculiares. O objetivo principal é detectar como a organização curricular do ensino superior de radiojornalismo responde aos desafios decorrentes do avanço tecnológico, responsável por mudanças significativas no processo de produção do jornalismo radiofônico, bem como identificar problemas existentes na prática pedagógica e apontar eventuais soluções. Consiste em estudo de caso, informado por análise documental e exame de experiências, cuja discussão se faz à luz de contribuições teóricas em Educação, no campo de Currículo, e em Comunicação, nos campos de Jornalismo e Radiojornalismo. O levantamento histórico do ensino de jornalismo no Brasil abrange desde a implantação da primeira escola, em 1918, até os dias atuais, possibilitando compreender-se como se processou a evolução da formação profissional no Brasil. A pesquisa centraliza-se no Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Santos, criado em 1954, o primeiro do Litoral Paulista. A análise de documentos acadêmicos, currículos e planos de ensino permite compreender-se a contínua reorganização curricular do curso de Jornalismo, em geral, e das disciplinas responsáveis pelo ensino de Radiojornalismo, em particular, ao longo destes 50 anos, os condicionantes internos e externos e os respectivos processos de negociação. Possibilita também a identificação das deficiências internas existentes e das perspectivas oferecidas pelo mercado de trabalho, capacitando-se à apresentação de possíveis alterações curriculares. Considerando-se que os cursos de Jornalismo atravessam momento crítico, influenciado pelas decisões judiciais envolvendo a prática profissional, e buscam novos caminhos por meio de amplas reformas curriculares, este trabalho busca contribuir ao aperfeiçoamento do processo revisional e do ensino de Radiojornalismo, bem como identificar elementos para o ensino do exercício de radiojornalismo em ambientes virtuais, como a Internet.
Palavras-chave: currículo de radiojornalismo
ensino de radiojornalismo
radiojornalismo
webrádio
Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: RENZO, Marcelo Luciano Martins Di. Nem Hertz, nem Marconi : ensino superior de radiojornalismo em tempos de internet na Universidade Católica de Santos. 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/215
Data do documento: 6-Out-2006
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