Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/217
Tipo: | Dissertação |
Título : | Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem |
Autor(es): | Prado, Juvenal Tadeu Canas |
Primer Consejero: | Saviani, Nereide |
Resumen: | O trabalho discute como se manifestam, nas avaliações de docentes e discentes, as relações entre o currículo prescrito e o realizado a partir do componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido nos dois últimos semestres da Graduação em Enfermagem, na Universidade Católica de Santos UNISANTOS. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, sob a forma de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram selecionadas fichas de avaliação nas quais os professores apreciam o desempenho discente em relação aos objetivos e propostas do componente curricular e os alunos avaliam o acompanhamento didático, realizam sua auto-avaliação, opinam sobre a contribuição do campo de estágio à sua formação e apresentam sugestões e críticas referentes ao Estágio como componente do curso. A sistematização das avaliações se dá a partir de categorias de análise, associadas a unidades de sentido detectadas no material coletado. A discussão é feita à luz de contribuições teóricas nos campos do Currículo (com base em autores como J. GIMENO SACRISTAN, A. I. PÉREZ GÓMEZ e Nereide SAVIANI) e da Enfermagem (a partir de autores como Wanda de A. HORTA e Tamara I. CIANCIARULLO). A conclusão a que se chega é que, apesar do registro de algumas contradições entre as percepções de docentes e discentes sobre a eficácia das práticas desenvolvidas, ambos os segmentos estão de acordo quanto à importância do Estágio Supervisionado no Currículo do Curso de Enfermagem e quanto à necessidade de se garantir maior coerência entre as prescrições estabelecidas nas diversas instâncias e as condições concretas para sua viabilização, o que exige uma discussão mais profunda e articulada pelos órgãos competentes da Educação, da Saúde e da categoria profissional de Enfermeiros, acerca dos objetivos dos estágios, sua forma de desenvolvimento, a sensibilização dos profissionais das instituições que acolhem os estagiários e, acima de tudo, a adequada capacitação dos professores enfermeiros que realizam a supervisão. |
Palabras clave : | currículo e avaliação diretrizes curriculares estágio curricular supervisionado currículo de enfermagem graduação em enfermagem formação profissional do enfermeiro formação do professor enfermeiro |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editorial : | Universidade Católica de Santos |
Acrónimo de la Institución: | Católica de Santos |
Departamento: | Educação e Formação |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citación : | PRADO, Juvenal Tadeu Canas. Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI : | https://tede.unisantos.br/handle/tede/217 |
Fecha de publicación : | 18-dic-2006 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
juvenal tadeu canas prado.pdf | 544.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.