TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/217
Tipo: Dissertação
Título : Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem
Autor(es): Prado, Juvenal Tadeu Canas
Primer Consejero: Saviani, Nereide
Resumen: O trabalho discute como se manifestam, nas avaliações de docentes e discentes, as relações entre o currículo prescrito e o realizado a partir do componente Estágio Curricular Supervisionado desenvolvido nos dois últimos semestres da Graduação em Enfermagem, na Universidade Católica de Santos UNISANTOS. Trata-se de pesquisa descritiva, exploratória, sob a forma de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Foram selecionadas fichas de avaliação nas quais os professores apreciam o desempenho discente em relação aos objetivos e propostas do componente curricular e os alunos avaliam o acompanhamento didático, realizam sua auto-avaliação, opinam sobre a contribuição do campo de estágio à sua formação e apresentam sugestões e críticas referentes ao Estágio como componente do curso. A sistematização das avaliações se dá a partir de categorias de análise, associadas a unidades de sentido detectadas no material coletado. A discussão é feita à luz de contribuições teóricas nos campos do Currículo (com base em autores como J. GIMENO SACRISTAN, A. I. PÉREZ GÓMEZ e Nereide SAVIANI) e da Enfermagem (a partir de autores como Wanda de A. HORTA e Tamara I. CIANCIARULLO). A conclusão a que se chega é que, apesar do registro de algumas contradições entre as percepções de docentes e discentes sobre a eficácia das práticas desenvolvidas, ambos os segmentos estão de acordo quanto à importância do Estágio Supervisionado no Currículo do Curso de Enfermagem e quanto à necessidade de se garantir maior coerência entre as prescrições estabelecidas nas diversas instâncias e as condições concretas para sua viabilização, o que exige uma discussão mais profunda e articulada pelos órgãos competentes da Educação, da Saúde e da categoria profissional de Enfermeiros, acerca dos objetivos dos estágios, sua forma de desenvolvimento, a sensibilização dos profissionais das instituições que acolhem os estagiários e, acima de tudo, a adequada capacitação dos professores enfermeiros que realizam a supervisão.
Palabras clave : currículo e avaliação
diretrizes curriculares
estágio curricular supervisionado
currículo de enfermagem
graduação em enfermagem
formação profissional do enfermeiro
formação do professor enfermeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citación : PRADO, Juvenal Tadeu Canas. Prescrição e realização do currículo : percepções de docentes e discentes sobre o componente curricular estágio na graduação em enfermagem. 2006. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/217
Fecha de publicación : 18-dic-2006
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
juvenal tadeu canas prado.pdf544.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.