TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/229
Tipo: Dissertação
Título: Práticas significativas de professores bem-sucedidas : a voz do aluno do ensino médio
Autor(es): Mendes, Maria Celeste de Jesus
Primeiro Orientador: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar como se desenvolvem as práticas pedagógicas significativas e os saberes docentes que as alicerçam, buscando, desta forma, contribuir com os estudos sobre a epistemologia da prática docente. A pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo e acompanhou dois grupos de sujeitos: alunos do ensino médio e três professoras indicadas como sendo bem-sucedidas em sua prática. Constou de três etapas: questionários com 191 alunos do Ensino Médio para identificar as professoras consideradas bem-sucedidas. A seguir adotou-se o procedimento de entrevistas semi-estruturadas a fim de conhecer as práticas docentes das três professoras e um grupo focal formado 12 alunos da etapa escolar mencionada, no intuito de conhecer as percepções destes sobre trabalho docente e cotidiano escolar. O foco principal são as práticas das três professoras indicadas. Os dados coletados foram organizados e sete categorias de análise, assim definidas: Competência Docente, Formação Docente, Saberes Docentes, Cotidiano Escolar I, Práticas Docentes, Cotidiano Escolar II e Professoras indicadas. Sendo os dois últimos referenciados pela voz do aluno. Na análise e interpretação dos dados, à luz dos referenciais teóricos, foi possível identificar os princípios que norteiam a prática pedagógica significativa, bem como os saberes adquiridos socialmente que interferem nessa prática. Além disso, os relatos sobre o cotidiano escolar tanto das professoras como dos alunos, evidenciaram os fatores causadores de insatisfação e que dificultam o trabalho docente bem-sucedido. A pesquisa apresenta algumas proposições para a ressignificação da formação dos professores e, com base na intersecção da voz de alunos e professoras, aponta para a necessidade de renovação do olhar do docente para o aluno desta etapa escolar, sendo esse novo olhar o princípio do desenvolvimento das práticas significativas.
Palavras-chave: formação docente
práticas significativas
professoras bem-sucedidas
cotidiano escolar
aluno do ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Educação e Formação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MENDES, Maria Celeste de Jesus. Práticas significativas de professores bem-sucedidas : a voz do aluno do ensino médio. 2006. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/229
Data do documento: 4-Dez-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Celeste Mendes.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.