Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede.unisantos.br/handle/tede/229| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Práticas significativas de professores bem-sucedidas : a voz do aluno do ensino médio |
| Autor(es): | Mendes, Maria Celeste de Jesus |
| Primeiro Orientador: | Abdalla, Maria de Fátima Barbosa |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar como se desenvolvem as práticas pedagógicas significativas e os saberes docentes que as alicerçam, buscando, desta forma, contribuir com os estudos sobre a epistemologia da prática docente. A pesquisa tem caráter predominantemente qualitativo e acompanhou dois grupos de sujeitos: alunos do ensino médio e três professoras indicadas como sendo bem-sucedidas em sua prática. Constou de três etapas: questionários com 191 alunos do Ensino Médio para identificar as professoras consideradas bem-sucedidas. A seguir adotou-se o procedimento de entrevistas semi-estruturadas a fim de conhecer as práticas docentes das três professoras e um grupo focal formado 12 alunos da etapa escolar mencionada, no intuito de conhecer as percepções destes sobre trabalho docente e cotidiano escolar. O foco principal são as práticas das três professoras indicadas. Os dados coletados foram organizados e sete categorias de análise, assim definidas: Competência Docente, Formação Docente, Saberes Docentes, Cotidiano Escolar I, Práticas Docentes, Cotidiano Escolar II e Professoras indicadas. Sendo os dois últimos referenciados pela voz do aluno. Na análise e interpretação dos dados, à luz dos referenciais teóricos, foi possível identificar os princípios que norteiam a prática pedagógica significativa, bem como os saberes adquiridos socialmente que interferem nessa prática. Além disso, os relatos sobre o cotidiano escolar tanto das professoras como dos alunos, evidenciaram os fatores causadores de insatisfação e que dificultam o trabalho docente bem-sucedido. A pesquisa apresenta algumas proposições para a ressignificação da formação dos professores e, com base na intersecção da voz de alunos e professoras, aponta para a necessidade de renovação do olhar do docente para o aluno desta etapa escolar, sendo esse novo olhar o princípio do desenvolvimento das práticas significativas. |
| Palavras-chave: | formação docente práticas significativas professoras bem-sucedidas cotidiano escolar aluno do ensino médio |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Católica de Santos |
| Sigla da Instituição: | Católica de Santos |
| Departamento: | Educação e Formação |
| Programa: | Mestrado em Educação |
| Citação: | MENDES, Maria Celeste de Jesus. Práticas significativas de professores bem-sucedidas : a voz do aluno do ensino médio. 2006. 305 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2006. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tede.unisantos.br/handle/tede/229 |
| Data do documento: | 4-Dez-2006 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria Celeste Mendes.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

