TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A escola normal de Santos: uma realização da Associação Instrutiva José Bonifácio 1928-1933
Título(s) alternativo(s): The Free Educational School of Santos: A study of the Educational Association José Bonifácio 1928-1933
Autor(es): Nascimento, Lúcia Tavares
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Apparecida Franco
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Apparecida Franco
Segundo membro da banca: Barreira, Luiz Carlos
Terceiro membro da banca: Nery, Ana Clara Bortoleto
Resumo: Nesta dissertação de Mestrado em Educação estão contidos os resultados da pesquisa sobre a criação da Escola Normal Livre da Associação Instrutiva José Bonifácio de Santos (SP), com a promulgação da Lei nº 2.269/ 1927 (SP). Está balizada entre os anos de 1928, marcado pela criação das denominadas Escolas Normais Livres no Estado de São Paulo, equiparadas à Escola Normal Oficial da Capital, e 1933 com a implantação do Código da Educação Paulista. Essa reforma veio numa sequência de leis na Instrução Pública Paulista, que permitiu prefeituras e particulares atuar nesta área de ensino até então de competência restrita ao Estado. A ampliação do número de Escolas Normais tinha como objetivo formar professores primários e reduzir o analfabetismo principalmente nas áreas rurais. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a constituição da Escola Normal Livre da Associação Instrutiva José Bonifácio no momento em que havia uma carência de professores e era baixo o índice de alfabetização, principalmente nas áreas rurais. A metodologia empregada foi a investigação histórica documental, cujas fontes foram a documentação encontrada nos arquivos da instituição e a legislação estadual. A criação de uma instituição de formação de professores reconhecida pelo Estado ocorreu tardiamente em relação a outras regiões de menor importância politica e econômica e a criação do Curso Normal de Formação Profissional de Professores da AIJB e as Escolas Normais Livres contribuíram para expansão da formação desses profissionais para a cidade, região e todo Estado de São Paulo.
Abstract: This Master¿s Thesis contains the research results related to the foundation of the educational school named ¿Associação Instrutiva José Bonifácio¿ in Santos (SP). With the enactment of the law 2.269/1927 (SP). It is limited between the years 1928, which is the year of foundation of free educational schools of the State of São Paulo, matched with the capital¿s oficial educational school, and 1933, year of the state¿s educational code promulgation. This reform is the consequence of the laws related to the public instruction, previously not allowed to the city halls and private people to act in the teaching area, previously dependent of the State. The raise in the number of schools had the goal to form new elementary teachers and to reduce the illiteracy in rural areas. The research methodology was the historical study of the teaching institution documents and the state¿s legislation. The establishment of an institution focused on the teacher¿s qualification and recognized by the State of São Paulo occurred previously in regions of lower political and economic expression, in comparison to Santos, and the creation of the free educational schools and the AIJB, professional's qualification school, contributed to the number raise of these professionals for the city of Santos, its region and the São Paulo state.
Palavras-chave: escolas normais livres; formação de professores; Santos
free educational schools; teachers training; Santos
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: NASCIMENTO, Lúcia Tavares. A escola normal de Santos: uma realização da Associação Instrutiva José Bonifácio 1928-1933. 2016. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/2641
Data do documento: 2-Fev-2016
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