TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: As dimensões da ação supervisora do supervisor de ensino do município de Santos: limites e perspectivas
Título(s) alternativo(s): The dimensions of action Supervisor Supervisor of City of Santos Teaching: limits and perspectives
Autor(es): Santos, Elise Cordeiro
Primeiro Orientador: Martins , Maria Angélica Rodrigues
Primeiro membro da banca: Martins, Maria Angélica Rodrigues
Segundo membro da banca: Abdalla, Maria de Fátima Barbosa
Terceiro membro da banca: Alves, Cristovam da Silva
Resumo: O trabalho tem como foco a ação supervisora do Supervisor de Ensino no sistema municipal de Santos e busca estabelecer o significado atribuído às ações efetivamente desenvolvidas em seu contexto de trabalho. A identidade técnica e fiscalizadora apontada pela análise histórica do cargo demonstra influências no percurso profissional que, a partir das variantes políticas e sociais do contexto educacional contemporâneo, permite observar uma postura renovada da ação supervisora, alinhada com as dimensões formativa, normativa e pedagógica. Norteiam a pesquisa questões de identificação, perfil e a trajetória dos Supervisores de Ensino de Santos e problematizam a ação supervisora, em suas possibilidades, desafios e perspectivas. O aporte teórico concentra-se em autores que estudam a supervisão escolar do ponto de vista teórico, histórico e político no cenário educacional. O caminho metodológico, de abordagem qualitativa, envolve análise documental complementada por depoimentos de Supervisoras aposentadas que tiveram carreiras históricas na rede de Ensino de Santos. No grupo atual, foi aplicado questionário com a finalidade de retratar o perfil e formação, bem como de identificar as prioridades e desafios da ação supervisora. Para aprofundar os dados foi realizado um grupo de discussão das questões que emergiram no questionário e extrair indicadores de melhoria da ação supervisora. Os dados foram analisados em termos de conteúdo, destacando as dimensões de análise: o profissional Supervisor de Ensino do Município, a ação supervisora e aprimoramento da ação supervisora, com as respectivas categorias de análise e unidades de sentido. Nos resultados, as características positivas identificaram a visão sistêmica, a liderança e a atuação do grupo no processo educacional. Os desafios foram traduzidos pelas falhas de formação e comunicação e a dificuldade no posicionamento frente à definição de políticas educacionais. Foram extraídos ainda, alguns indicadores de produtividade na perspectiva das dimensões normativa, formativa e pedagógica, com ênfase no crescimento profissional dos Supervisores de Ensino de Santos, frente às necessidades diagnosticadas na mediação do processo educacional do Município.
Abstract: This study focuses on the supervisory actions of tenured School Supervisors, at the Municipal School System in Santos, SP, with the purpose of establishing meaning to effectively developed actions in their working context. Technical and supervisory identity, suggested by historical analysis of the job position, shows influences on the career path that, from the political and social variants of the contemporary educational context, enables the perception of a renewed attitude of the supervisory action, aligned with the training, normative and pedagogical dimensions. The guiding research questions depict the profile and career path of Santos School Supervisors and problematize the supervisory action, in its possibilities, challenges and perspectives. The theoretical framework has been based on the following authors: Saviani (2002); Silva Jr (1986); Gadotti (1989); Martha Nogueira (1989); Paulo Freire (1997); Naura S. Ferreira (2002) Nilda Alves (2011); Mary Rangel (2011), among others. As regards to research methods, apart from a documentary search, we supplemented data of historical nature with accounts from retired, tenured Supervisors from the Municipal School System. In the current group of supervisors, we applied a questionnaire in order to set a profile of this group as well as identifying priorities and challenges of the supervisory action. A number of supervisors contributed to form a discussion group, in order to explore issues that emerged from the questionnaire and thus, extracting indicators that show improvement in the supervisory action. Data was analyzed from the perspective of content analysis. In the results, positive characteristics have identified systemic vision, leadership and the performance of this group in the educational process. Challenges for the job were reported as flaws in the training program and in communication, and the difficulty in political positioning in the face of educational policies. We also identified indicators of productivity from the perspective of normative, training and teaching dimensions, with emphasis on professional growth of School Supervisors in Santos, before the needs that were diagnosed during the mediation of the educational process of this city.
Palavras-chave: ação supervisora; constituição profissional; supervisor de ensino
supervisory action; job profile; school supervisor
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SANTOS, Elise Cordeiro dos. As dimensões da ação supervisora do supervisor de ensino do município de Santos: limites e perspectivas. 2016. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/3181
Data do documento: 24-Ago-2016
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