TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
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Tipo: Dissertação
Título: A comunicação visual da marca no ponto-de-venda e sua influência na formação de atitude do consumidor
Autor(es): Sarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva
Primeiro Orientador: Serralvo, Francisco Antonio
Resumo: A comunicação visual como ferramenta da comunicação de marketing exerce um importante papel na visibilidade da marca no ponto-de-venda, principalmente, porque hoje, considera-se que, diante da gôndola ocorre, na maioria das vezes, a escolha da marca. As marcas representam o diferencial do produto e a imagem da empresa. No momento da decisão de compra do consumidor, a marca precisa se diferenciar da concorrência. O ponto-de-venda torna-se o meio da marca estabelecer vínculos com o consumidor, comunicar seus benefícios e oferecer segurança na escolha. Dessa forma, o contato visual da marca com o consumidor no ponto-de-venda poderá representar um estímulo capaz de conduzi-lo a mudança de marca. Esta pesquisa apresenta a comunicação visual da marca no ponto-de-venda como uma estratégia da gestão de marcas para influenciar as atitudes do consumidor, representadas pelos componentes cognitivo, afetivo e conativo. Para o alcance do objetivo proposto desenvolveu-se uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativa, estruturada em duas fases: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica possibilitou um amplo levantamento, a revisão e a compreensão dos termos: marca, atitude e comunicação visual. A pesquisa de campo utilizou a técnica de coleta de dados por meio de grupos de foco sendo importante, pois possibilitou a observação da reação dos participantes às diversas questões lançadas na discussão do grupo e abriu campo para novas idéias e comentários. Os resultados alcançados por esta pesquisa conduzem a considerações sobre embalagens como um elemento visual capaz de influenciar as sensações do consumidor e se estão danificadas podem causar descrédito à marca, o brinde é capaz de influenciar o componente afetivo, pois as mães gostam de agradar os filhos, folhetos de promoções influenciam o componente cognitivo da atitude ao auxiliarem na escolha da marca com o melhor preço em relação ao orçamento do consumidor. Ao considerar a comunicação visual da marca e suas conseqüências na formação de atitudes do consumidor no momento da decisão de compra, procurou-se abordar este fenômeno nos fatos e ações diários de mulheres que possuem uma rotina de compras em supermercados e que, nos quais as marcas alcançam um papel fundamental e força simbólica.
Palavras-chave: marca
atitude
comunicação de marketing
comunicação visual.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citação: SARMENTO, Maria Bernardete Caetano de Paiva. A comunicação visual da marca no ponto-de-venda e sua influência na formação de atitude do consumidor. 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/443
Data do documento: 3-Jun-2008
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