TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Saúde Coletiva
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Tipo: Dissertação
Título: Repercussões do projeto restaurante escola : Santos como oportunidade de carreira e mudança de vida para jovens em situação de vulnerabilidade social
Autor(es): Oliveira, Marcela Figueiredo de Souza
Primeiro Orientador: Inoue , Silvia Regina Viodres
Primeiro membro da banca: Inoue, Silvia Regina Viodres
Segundo membro da banca: Coviello, Denise Martin
Terceiro membro da banca: Siveira, Cassio
Resumo: As condições socioculturais e econômicas possuem destaque nos processos biológicos dos seres humanos ao longo da vida, influenciando diretamente em seu estado de saúde. Estudos comprovam que populações vulneráveis socialmente possuem um maior risco de adoecer e nas últimas décadas, esforços foram tomados para a diminuição destes impactos. Contudo, a saúde é um direito interligado a condições socioeconômicas, culturais e ambientais. Desta forma, para promover um impacto positivo nas condições de vida da população e alcançar novas perspectivas em saúde pública, é necessário fazer a ruptura dos modelos disciplinares dominantes por meio da intersetorialidade como instrumento efetivo na promoção à saúde, envolvendo o fortalecimento da capacidade individual e coletiva para lidar com a multiplicidade dos condicionantes da saúde. A promoção deve ir além da aplicação normativa, pois não basta apenas conhecer o funcionamento das doenças e encontrar mecanismos para seu controle. Contemporâneo a isso, está o debate conceitual sobre os determinantes sociais da saúde (DSS), que compartilha o entendimento de que as intervenções curativas são insuficientes para assegurar saúde e qualidade de vida para a população e que políticas públicas efetivas constituem um meio de garantir à população o acesso à saúde como ferramenta na redução das iniquidades sociais. O objetivo principal deste trabalho é analisar as repercussões do Projeto Restaurante Escola - Santos como oportunidade de carreira e na mudança de vida e suas articulações na promoção à saúde para jovens em situação de vulnerabilidade social. O método utilizado na análise consistiu em um estudo de caso de caráter qualitativo realizado com 25 egressos do projeto. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, guiadas por um roteiro e precedidas da assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Para a delimitação do número de participantes, foi utilizado como critério a saturação dos dados que foram analisados através do método de análise de conteúdo/enunciados. As conclusões obtidas dentro da dissertação mostram que o projeto social Restaurante Escola, além de ser um qualificador de mão de obra que proporciona uma perspectiva profissional com elevado percentual de inserção no mercado, exerce principalmente uma iniciativa efetiva no enfrentamento das vulnerabilidades sociais com redução significativa das iniquidades e agravantes dos DSS.
Abstract: Socio-cultural and economic conditions are prominent in the human biological processes of life, directly influencing your health state. Several studies show that populations socially vulnerable have a higher risk to become ill, and in the last decade's efforts have been made to reduce these impacts. However, health is interlinked with several socioeconomic, cultural and environmental conditions. Thus, in order to promote a positive impact on the living population conditions and to reach new perspectives in public health, it is necessary to break the dominant disciplinary models through intersectionality as an effective instrument in health promotion, involving the individual strengthening and to address the multiplicity of health determinants. The promotion must go beyond the normative application since it is not enough to know the functioning of the diseases and find mechanisms for its control. Contemporary to this has the conceptual debate on the social determinants of health (SDH), which shares the view that curative interventions are insufficient to ensure health and quality of life for the population and that effective public policies are a way to ensure the access to health, acting as a tool to reduce social inequities. The main objective of this work is to analyze the repercussions of the Restaurante Escola Project - Santos as a career opportunity and a way to life change and its articulations in health promotion for young people in a situation of social vulnerability. The method used in this analysis consisted of a qualitative case study carried out with 25 project graduates. The data were collected through a semi-structured interview, guided by a script and preceded by the signing a consent form. For the number of participants delimitation, the saturation of the data that were analyzed using the content/statement analysis method was used as a criterion. The conclusions obtained within the dissertation show that the Restaurante Escola social project, besides being a labor qualifier that provides a professional perspective with a high percentage of insertion in the market, mainly exerts an effective initiative in the confrontation of the social vulnerabilities with a significant reduction of the iniquities and aggravating of the SDH.
Palavras-chave: restaurante escola; vulnerabilidade social; intersetorialidade; promoção à saúde; capacitação de manipuladores de alimentos
school restaurant; social vulnerability; intersectionality; health promotion; training of food handlers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Saúde
Programa: Mestrado em Saúde Coletiva
Citação: OLIVEIRA, Marcela Figueiredo de Souza. Repercussões do projeto restaurante escola: Santos como oportunidade de carreira e mudança de vida para jovens em situação de vulnerabilidade social. 2018. 83 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Coletiva, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4641
Data do documento: 7-Jun-2018
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