TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/464
Tipo: Dissertação
Título: Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos
Autor(es): Pastore, Ricardo
Primeiro Orientador: João, Belmiro do Nascimento
Primeiro membro da banca: Claro, José Alberto Carvalho dos Santos
Resumo: Embora pequenos supermercadistas convivam com grandes redes globais na cidade de Santos, há possibilidade dos primeiros desenvolverem os seus negócios de maneira sustentável, caso identifiquem diferenciais competitivos capazes de atrair, reter clientes e torná-los fiéis, sem que, para isso, tenham que fazer promoções ou descontos agressivos e prejudiciais aos resultados mensais de seus estabelecimentos. Esta pesquisa tem por objetivo investigar tais fatores de sucesso e apontar caminhos para outros pesquisadores e demais interessados que buscam soluções para as questões do varejo feito por empreendedores com poucos recursos. Após entrevista preliminar com um gestor supermercadista, elegeu-se a localização, a inovação e o atendimento como vetores estratégicos capazes de estabelecer os diferenciais competitivos suficientes para evitar competição em preços com as lojas pertencentes a grandes varejistas embora sejam estes, muito mais poderosos economicamente e em tese detentores de maiores conhecimentos sobre gestão e estratégia. Foi adotado como metodologia de pesquisa um estudo de casos múltiplos envolvendo entrevistas com gestores de três redes de pequeno porte. A revisão da teoria investigou os temas ligados a competitividade e marketing varejista possibilitando amplo material de consulta para futuros estudos. Apresenta ainda este estudo, uma linha histórica sobre consumo e distribuição no mundo, no Brasil e na cidade de Santos.
Palavras-chave: supermercados
competitividade
diferenciais estratégicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citação: PASTORE, Ricardo. Posicionamento estratégico das redes de supermercados locais : um estudo na cidade de Santos. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/464
Data do documento: 13-Nov-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão de Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Pastore.pdf1.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.