TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Gestão de Negócios
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://tede.unisantos.br/handle/tede/485
Tipo: Dissertação
Título : A contribuição do representante comercial na construção de relacionamentos de longa duração : estudo de caso de um fabricante de motores elétricos
Autor(es): Santos, Jacques Frederico dos
Primer Consejero: Akabane, Getulio Kazue
Primer miembro de la junta: João, Belmiro do Nascimento
Resumen: A globalização dos mercados e as novas tecnologias de comunicação modificaram o processo de aquisições utilizado pelas empresas, intensificando a competição entre os fornecedores. Entretanto, a comunicação pessoal ainda exerce um papel importante, principalmente para segmentos onde o desenvolvimento da preferência e a incitação da decisão de compra são necessários. Neste sentido, este trabalho busca examinar os principais fatores que contribuem para relacionamentos comerciais de longo prazo e também identificar como o representante comercial (REP), um agente de vendas independente, pode contribuir para a construção deste tipo de relação. Um estudo de caso é utilizado de modo a verificar a existência dos elementos associados à contribuição do REP nas relações deste com um fabricante de motores elétricos. Comprometimento e confiança são examinados como principais fatores para a construção de relações de longo prazo, assim como, identifica-se que a dimensão dos serviços prestados pelo REP em relação a acesso, receptividade, cortesia, competência, confiabilidade, credibilidade, comunicação e discernimento, contribui para este tipo de relação. Finalmente, verifica-se pela visão de um fabricante de motores elétricos, que credibilidade, competência, comunicação e discernimento são os principais fomentadores dos relacionamentos de longo prazo.
Palabras clave : construção e conservação de relacionamentos
o papel do representante comercial.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Editorial : Universidade Católica de Santos
Acrónimo de la Institución: Católica de Santos
Departamento: Organização e gestão
Programa: Mestrado em Gestão de Negócios
Citación : SANTOS, Jacques Frederico dos. A contribuição do representante comercial na construção de relacionamentos de longa duração : estudo de caso de um fabricante de motores elétricos. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Organização e gestão) - Universidade Católica de Santos, Santos, 2009.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://tede.unisantos.br/handle/tede/485
Fecha de publicación : 21-ago-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão de Negócios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JACQUES.pdf1.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.