TEDE Universidade Católica de Santos Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4861
Tipo: Dissertação
Título: Prática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico.
Título(s) alternativo(s): Teaching practice in higher education: the possibilities of video as didactic-pedagogical resource.
Autor(es): Rubia, Marcos de Almeida
Primeiro Orientador: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Primeiro membro da banca: Franco, Maria Amélia do Rosário Santoro
Segundo membro da banca: Pinto, Alexandre Saul
Terceiro membro da banca: Pinto, Ana Maria Aparecida Saul
Resumo: Na sociedade contemporânea as atividades em sala de aula têm sido revistas na perspectiva de integrar as novas tecnologias com atividades reflexivas e mais participativas. Esta investigação parte do pressuposto de que o vídeo pode ser utilizado como material didático nas aulas do ensino superior, produzindo uma aprendizagem dinâmica e mobilizadora. Para tanto, toma-se para discussão a seguinte questão de pesquisa: como o professor percebe o uso do vídeo como recurso didático-pedagógico nas práticas docentes no ensino superior, em específico nas licenciaturas? Trata-se de uma investigação qualitativa que considera pesquisas já realizadas, e também a análise de um questionário aplicado em docentes de licenciatura com o objetivo de compreender a percepção do professor quanto ao uso do vídeo como recurso didático-pedagógico nas práticas docentes no ensino superior. Como fundamentação teórica serão utilizados os estudos de Freire, Machado, Moran, Kenski e Levy e para fundamentação da questão didático-pedagógica serão utilizados os estudos de Franco, Pimenta, Sacristán e Libâneo. Os dados indicaram que a utilização pedagógica do vídeo pode produzir inovações na prática docente e têm indicado que as atividades de diálogo e reflexão coletiva são fundamentais para tornar o vídeo um instrumento didático-pedagógico, com rebatimentos favoráveis à aprendizagem dos alunos. O objetivo foi o de compreender a percepção dos professores sobre a utilização do vídeo como recurso didático-pedagógico, em aulas nos cursos de licenciatura. Foi realizada uma revisão da literatura, na perspectiva de Alda Judith Alves-Mazzotti, em que ficou evidenciado que, para o vídeo funcionar como um recurso didático, há a necessidade de que sejam considerados os aspectos voltados à adequada formação dos profissionais, condições institucionais que valorizem o professor e organização didática do conteúdo abrindo espaços para o diálogo construtivo entre o material e os aprendizes.
Abstract: In contemporary society the activities in the classroom have been revised in order to integrate the new technologies with reflexive and more participative activities. This research is based on the assumption that video can be used as didactic material in higher education classes, producing a dynamic and mobilizing learning. In order to do this, the following research question is taken: how does the teacher perceive the use of video as a didactic-pedagogical resource in teaching practices in higher education, specifically in undergraduate programs? This is a qualitative research that considers research already carried out, as well as the analysis of a questionnaire applied to undergraduate teachers in order to understand the teacher's perception of the use of video as a didactic-pedagogical resource in teaching practices in higher education . As a theoretical basis, the studies of Freire, Machado, Moran, Kenski and Levy will be used and the studies of Franco, Pimenta, Sacristán and Libâneo will be used to substantiate the didactic-pedagogical question. The research already analyzed has indicated that the pedagogical use of video can produce innovations in teaching practice and have indicated that the activities of collective dialogue and reflection are fundamental to make the video a didactic-pedagogical instrument, with favorable reflections to students' learning. The objective is to understand teachers' perception about the use of video as a didactic-pedagogical resource in classes in undergraduate courses. A review of the literature was made, from the perspective of Alda Judith Alves-Mazzotti, in which it was evidenced that for the video to function as a didactic resource, there is a need to consider aspects related to the adequate training of professionals, institutional conditions that value the teacher and didactic organization of the content opening spaces for the constructive dialogue between the material and the apprentices.
Palavras-chave: práticas docente; ensino superior; recursos didáticos-pedagógicos; vídeo
teaching practices; higher education; didactic and pedagogical resources; video
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Santos
Sigla da Instituição: Católica de Santos
Departamento: Centro de Ciências da Educação e Comunicação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: RUBIA, Marcos de Almeida. Prática docente no ensino superior: as possibilidades do vídeo como recurso didático-pedagógico . 2018. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Católica de Santos, Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede.unisantos.br/handle/tede/4861
Data do documento: 23-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos de Almeida Rubia.pdfDissertação_Mestrado em Educação1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.